AGROLEITE IV: Castro aguarda decisão sobre “Capital Nacional do Leite”
- Detalhes
- Criado em Quarta, 08 Agosto 2012 14:58
Os produtores do município de Castro e lideranças políticas e cooperativistas aguardam ansiosos a decisão da cidade receber de forma definitiva o título de “Capital Nacional do Leite”. Segundo o deputado federal Sandro Alex, que acompanha as discussões em Brasília, existe uma grande possibilidade desta conquista, especialmente pela importância que Castro e toda região têm na produção leiteira. “Estamos trabalhando junto à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que analisa este pedido, para que a cidade obtenha este reconhecimento. O projeto está em tramitação e vamos pressionar o presidente para que possamos colocar na pauta e aprovar, afinal, a região merece este título e, quem sabe, na próxima Agroleite possamos utilizar este título de fato e de direito”.
Dados - Segundo levantamento realizado pelo jornal da Manhã de Ponta Grossa, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demostram que o município de Castro produziu mais de 134 milhões de litros de leite em 2006. Em 2007, esse número aumentou para 135,6 milhões. E no ano passado foram 138,3 milhões de litros. Segundo dados estatísticos do site MilkPoint, entre os cem maiores produtores individuais de leite no Brasil, treze se encontram no município. Com esses números, diz o Projeto de Lei, Castro mantém há vários anos o primeiro lugar entre os municípios brasileiros com maior produção anual de leite.
Produtividade - Outra estatística do IBGE (2008) coloca o município em 130º lugar em número de vacas ordenhadas, com pouco mais de 21 mil cabeças no total. Esse posicionamento revela uma capacidade produtiva alta do plantel de gado leiteiro das raças holandesa, jersey e pardo-suíço existente na cidade. Informações fornecidas pela Cooperativa Castrolanda demonstram que a qualidade e quantidade do leite produzido nos Campos Gerais é muito grande, se comparada com outras áreas do Brasil. A produtividade média por animal da região gira em torno de 30 a 35 litros por dia.