Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CMN: Agricultores do Sul afetados pela seca poderão renegociar financiamentos

 

 

cabecalho informe

CMN: Agricultores do Sul afetados pela seca poder√£o renegociar financiamentos

Agricultores de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paran√°, atingidos pela estiagem, poder√£o renegociar as opera√ß√Ķes de cr√©dito da safra de 2011/2012. Desde o come√ßo deste ano, os produtores rurais do Sul do pa√≠s sofrem com a falta de chuva e as elevadas temperaturas que afetam as planta√ß√Ķes e lavouras. A decis√£o est√° publicada na edi√ß√£o desta quinta-feira (06/09) do Di√°rio Oficial da Uni√£o, depois de o Conselho Monet√°rio Nacional (CMN) aprovar nesta quarta-feira (05/09) a Resolu√ß√£o 4.134 que prev√™ o parcelamento, em at√© dez vezes, dos d√©bitos dos financiamentos de custeio para a safra.

Vencimento da primeira parcela - A primeira parcela só vencerá um ano depois da assinatura da renegociação. De acordo com o Ministério da Fazenda, débitos parcelados em janeiro, quando os agricultores da região foram beneficiados por medidas de socorro, poderão ser renegociados novamente. Somente em maio, o Rio Grande do Sul decretou situação de emergência em 149 municípios. A seca no estado atingiu também rios e barragens. Pelo dados oficiais, pelo menos 67 municípios enfrentam algum tipo de racionamento de água.

Produtores de laranja - Nesta quarta, na reunião extraordinária, o CMN também autorizou a renegociação da linha especial de crédito para os produtores de laranja. As parcelas que seriam pagas em dezembro de 2012, janeiro e fevereiro de 2013 tiveram o vencimento postergado em um ano.

Avicultura - O conselho aprovou ainda ajuda aos criadores de aves, que poderão renegociar os financiamentos oficiais de custeio e investimento. A medida vale para avicultores individuais e cooperativas. (Agência Brasil)

Clique nos links abaixo para conferir a √≠ntegra das resolu√ß√Ķes do CMN:

 Resolu√ß√£o n¬ļ 4.134, que autoriza a renegocia√ß√£o de opera√ß√Ķes de cr√©dito rural de custeio para produtores rurais que tiveram preju√≠zos em decorr√™ncia da estiagem em Munic√≠pios dos Estados da Regi√£o Sul.

 

Resolu√ß√£o n¬ļ 4.131, que autoriza a renegocia√ß√£o de d√≠vidas contratadas por produtores rurais de aves n√£o integrados, ou suas cooperativas.

 

 Resolu√ß√£o n¬ļ 4.130, que autoriza a renegocia√ß√£o de opera√ß√Ķes da Linha Especial de Cr√©dito (LEC) de laranja, contratadas nos termos da Resolu√ß√£o n¬ļ 3.986, de 30 de junho de 2011.

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */