Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: Assinado acordo que integrará TV Sinal a canal digital aberto e gratuito

 

 

cabecalho informe

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: Assinado acordo que integrará TV Sinal a canal digital aberto e gratuito

Curitiba está entre as quatro próximas capitais a integrar a Rede Legislativa de TV Digital. Para assinar acordo nesse sentido estiveram nesta quarta-feira (05/09) em Brasília o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB) e o 1º secretário, deputado Plauto Miró Guimarães (DEM). Juntamente com dirigentes das Assembleias de Pernambuco, Acre e Rio Grande do Norte, e com os presidentes das Câmaras Municipais de Curitiba e Natal, eles foram recebidos pelo presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT-RS), para ato solene que aconteceu no gabinete da Presidência daquela Casa.

Todo o Estado - Rossoni comemorou a formalização da parceria lembrando que agora a Assembleia passará a contar com um canal digital aberto para a transmissão de sua programação, levando a TV Sinal para todo o estado e ficando responsável pelo gerenciamento do processo junto às Câmaras Municipais que venham a integrar a rede. Plauto Miró complementou que o canal aberto não importará em custos de transmissão para a Assembleia. Ou seja, ao mesmo tempo em que amplia o alcance da TV Sinal, a Casa também assegura maior economia no uso de recursos públicos. O diretor de Divulgação do Legislativo, jornalista Hudson José, também participou da cerimônia na capital federal.

Rede Legislativa – O acordo assinado nesta quarta é o primeiro passo para a aquisição dos equipamentos necessários às operações da TV Digital. Atualmente, a Rede Legislativa está no ar em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE). A operação em Porto Alegre (RS) será inaugurada na próxima terça-feira (11/09). Também estão em andamento as providências para sua interiorização, com as Câmaras Municipais de Jaú (SP), Barretos (SP) e Ribeirão Preto (SP), aguardando apenas a autorização final do Ministério das Comunicações para ligar os transmissores.

Projeto da Câmara - A rede é um projeto da Câmara dos Deputados, criado em 2006, para garantir a expansão do sinal da TV Câmara ao menor custo possível. A multiprogramação é um recurso técnico que permite o compartilhamento de um mesmo canal de TV por até quatro emissoras diferentes. No caso da Rede Legislativa, esses canais são os operados pela Câmara Federal, pelo Senado, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Hoje as TVs são acessadas nos serviços de TV por assinatura e através de antenas parabólicas.

Adesão - O próximo movimento da Câmara Federal é identificar os legislativos municipais interessados em aderir ao projeto para solicitar novas autorizações ao Ministério das Comunicações, sempre com a finalidade de universalizar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas parceiras, permitindo que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos parlamentares. Desta forma, busca-se ampliar a transparência e a participação popular nas ações e decisões do Poder Legislativo.

Paraná Cooperativo na TV – Atualmente, a TV Sinal transmite, mensalmente, o programa Paraná Cooperativo na TV, produzido pela assessoria de Comunicação do Sistema Ocepar e que divulga informações sobre o cooperativismo paranaense. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */