Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FÓRUM FUTURO 10: Entidades discutem inovação com secretários de Estado

 

 

cabecalho informe

FÓRUM FUTURO 10: Entidades discutem inovação com secretários de Estado

Os secretários estaduais da Casa Civil, Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, participaram, na manhã desta quinta-feira (06/09), na sede da Ocepar, em Curitiba, de uma reunião promovida pelo Fórum Permanente Futuro 10 Paraná para discutir o tema inovação. Os secretários concordaram com os representantes das entidades que compõem o Fórum sobre a urgência da aprovação do anteprojeto que cria a lei estadual de inovação, encaminhada à Assembleia Legislativa no último dia 22 de agosto. “A aprovação da lei de inovação e a sua regulamentação é fundamental. O Paraná já está atrasado em relação a outros estados brasileiros e não podemos perder mais tempo. A inovação é a chave para o desenvolvimento econômico, justo e sustentável. Temos que compensar esse atraso tornando o nosso Estado uma referência em empreendedorismo e inovação”, afirmou o gerente de inovação da Fiep, Filipe Cassapo, que fez uma explanação sobre as ações e propostas do Fórum Futuro 10 para essa área. O Fórum também se propôs a fazer parte do grupo de trabalho que deverá atuar na regulamentação a lei depois que ela for aprovada, colocando como desafio que o processo seja concluído em dois meses.

Possível - Na avaliação do secretário de Ciência e Tecnologia, essa meta é possível de ser atingida. “Com certeza, é possível regulamentá-la em dois meses. Isso vai depender da nossa capacidade, competência e vontade e vemos que isso não nos falta. Precisamos apenas estabelecer um grupo de trabalho, iniciarmos as atividades e vamos ter, até o final do ano, a nossa lei de inovação já regulamentada”, afirmou Alípio. Ele acredita ainda que a tramitação na Assembleia Legislativa será rápida. “Naturalmente, nós não podemos estabelecer prazos para a Assembleia. Mas já temos entendimentos com o líder do governo, deputados e com o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e eles estão cientes de que essa lei está madura, foi construída num processo de interação com a sociedade civil organizada e é fruto da necessidade do setor produtivo. Ela regulamenta atividades e facilita a parceria do setor produtivo com as academias e apoio do governo, viabilizando o incentivo, o subsídio e o financiamento de atividades. Dessa forma, é um instrumento realmente de promoção do desenvolvimento. O Paraná está um pouco atrasado nisso mas, por outro lado, inovou ao elaborar a lei, fazendo correções que foram detectadas nas leis de outros estados, inclusive na lei federal”, disse ainda o secretário.

Alinhamento - O secretário Sebastiani informou que o projeto de lei da inovação já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e que na próxima segunda-feira (10/09) os representantes do governo do Estado vão se reunir com o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, para discutir a matéria. Ele parabenizou o Fórum Futuro 10 pela mobilização e avaliou positivamente a reunião ocorrida nesta quinta. “Mostra o alinhamento em relação a nossa proposta de lei da inovação porque, afinal, ela também foi inspirada nesse trabalho Fórum. É a demonstração da afinidade existente nessa e em outras áreas também. O Estado está à disposição da sociedade paranaense e o Fórum representa toda a sociedade paranaense. Para nós, foi o congraçamento dessa conjugação de esforços”, completou. 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias