Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FÓRUM FUTURO 10: Entidades discutem inovação com secretários de Estado

 

 

cabecalho informe

FÓRUM FUTURO 10: Entidades discutem inovação com secretários de Estado

Os secretários estaduais da Casa Civil, Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, participaram, na manhã desta quinta-feira (06/09), na sede da Ocepar, em Curitiba, de uma reunião promovida pelo Fórum Permanente Futuro 10 Paraná para discutir o tema inovação. Os secretários concordaram com os representantes das entidades que compõem o Fórum sobre a urgência da aprovação do anteprojeto que cria a lei estadual de inovação, encaminhada à Assembleia Legislativa no último dia 22 de agosto. “A aprovação da lei de inovação e a sua regulamentação é fundamental. O Paraná já está atrasado em relação a outros estados brasileiros e não podemos perder mais tempo. A inovação é a chave para o desenvolvimento econômico, justo e sustentável. Temos que compensar esse atraso tornando o nosso Estado uma referência em empreendedorismo e inovação”, afirmou o gerente de inovação da Fiep, Filipe Cassapo, que fez uma explanação sobre as ações e propostas do Fórum Futuro 10 para essa área. O Fórum também se propôs a fazer parte do grupo de trabalho que deverá atuar na regulamentação a lei depois que ela for aprovada, colocando como desafio que o processo seja concluído em dois meses.

Possível - Na avaliação do secretário de Ciência e Tecnologia, essa meta é possível de ser atingida. “Com certeza, é possível regulamentá-la em dois meses. Isso vai depender da nossa capacidade, competência e vontade e vemos que isso não nos falta. Precisamos apenas estabelecer um grupo de trabalho, iniciarmos as atividades e vamos ter, até o final do ano, a nossa lei de inovação já regulamentada”, afirmou Alípio. Ele acredita ainda que a tramitação na Assembleia Legislativa será rápida. “Naturalmente, nós não podemos estabelecer prazos para a Assembleia. Mas já temos entendimentos com o líder do governo, deputados e com o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e eles estão cientes de que essa lei está madura, foi construída num processo de interação com a sociedade civil organizada e é fruto da necessidade do setor produtivo. Ela regulamenta atividades e facilita a parceria do setor produtivo com as academias e apoio do governo, viabilizando o incentivo, o subsídio e o financiamento de atividades. Dessa forma, é um instrumento realmente de promoção do desenvolvimento. O Paraná está um pouco atrasado nisso mas, por outro lado, inovou ao elaborar a lei, fazendo correções que foram detectadas nas leis de outros estados, inclusive na lei federal”, disse ainda o secretário.

Alinhamento - O secretário Sebastiani informou que o projeto de lei da inovação já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e que na próxima segunda-feira (10/09) os representantes do governo do Estado vão se reunir com o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, para discutir a matéria. Ele parabenizou o Fórum Futuro 10 pela mobilização e avaliou positivamente a reunião ocorrida nesta quinta. “Mostra o alinhamento em relação a nossa proposta de lei da inovação porque, afinal, ela também foi inspirada nesse trabalho Fórum. É a demonstração da afinidade existente nessa e em outras áreas também. O Estado está à disposição da sociedade paranaense e o Fórum representa toda a sociedade paranaense. Para nós, foi o congraçamento dessa conjugação de esforços”, completou. 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias