Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPERATIVISMO II: Integrada mostra benefícios do cooperativismo no calçadão de Londrina

 

 

cabecalho informe

COOPERATIVISMO II: Integrada mostra benefícios do cooperativismo no calçadão de Londrina

A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, mostrando a força e a importância econômica e social do sistema cooperativista em todo o mundo. Para marcar esse ano especial, jovens cooperativas de todo o Paraná estão realizando em várias cidades do Estado o projeto “Você Sabia?”, dentro da programação do Dia de Divulgação do Cooperativismo (Dia C).

Londrina - Em Londrina, a Cooperativa Integrada e Unimed Londrina irão realizar nesta sexta-feira (28/09), entre 9 e 15 horas, no Calçadão, uma série de ações para mostrar à população os diferenciais e benefícios desse sistema, que gera renda e desenvolvimento para mais de 2 milhões de paranaenses.

Grupo - Um grupo de 20 jovens, todos filhos de produtores rurais associados da Integrada, estarão em uma tenda orientando a população e distribuindo materiais educativos. Dentro da programação, também estão previstas intervenções de artistas do grupo Plantão Sorriso, repassando de forma mais descontraída as curiosidades e orientações para os cidadãos.

Você Sabia? - O projeto “Você Sabia?” é uma iniciativa dos jovens das cooperativas paranaenses, em parceria com o Sescoop/PR, para divulgar a força e a importância do cooperativismo, um sistema baseado nos ideais de democracia, igualdade e compromisso com a sociedade. A ideia foi proposta durante o Encontro da Liderança Cooperativista Jovem (Elicoop Jovem), realizado em Cascavel. Os jovens ligados às cooperativas do Estado perceberam a necessidade de divulgar mais e mostrar os benefícios do sistema para toda a população.

Cooperativismo paranaense - O cooperativismo paranaense é formado por 240 cooperativas que agrupam mais de 735 mil cooperados e 62.300 colaboradores, faturaram mais R$ 32,1 bilhões de reais no ano de 2011 e congregam em torno de 2,5 milhões de paranaenses. Participando dos diversos ciclos econômicos do Estado do Paraná, as cooperativas foram sendo estruturadas em setores específicos da economia rural e urbana, principalmente nas áreas da agropecuária, saúde, e crédito. A melhoria da qualidade de vida das pessoas, a promoção social e o trabalho de responsabilidade sócio-ambiental são considerados prioritários para esse sistema. Por isso as cooperativas realizam grandes investimentos em projetos e ações sociais, educativas e ambientais em todo o Paraná.

Informações interessantes:

Você Sabia?

• Que as cooperativas somam mais de 1 bilhão de associados em todo o mundo e geram cerca de 100 milhões de empregos?

• Que no Brasil existem mais de 6.500 cooperativas?

• Que no Paraná existem 240 cooperativas de 11 ramos diferentes?

• Que 2,5 milhões de paranaenses dependem direta ou indiretamente do setor cooperativista? Isso representa 25% da população do Estado.

• O setor gera 1,5 milhão de postos de trabalho no Paraná?

• As cooperativas do Paraná distribuem mais de 1,2 bilhão de reais em sobras?

• Que as cooperativas de saúde do Paraná possuem 1,8 milhão de usuários?

• As 81 cooperativas agropecuárias do Paraná são responsáveis por 55% da economia agrícola do Estado?

• Que a Integrada é uma das maiores cooperativas agroindustriais do Paraná e é exemplo de sustentabilidade, com diversos projetos socioambientais?

Serviço - “Você Sabia?” Dia de Divulgação do Cooperativismo (dia C) / Quando: 28 de setembro de 2012

Horário: das 9 às 15 horas / Onde: Calçadão de Londrina (Entre as ruas Hugo Cabral e Pernambuco). (Imprensa Integrada)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */