Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FALECIMENTO: Morre o presidente da Uniodonto Paraná

 

 

cabecalho informe

FALECIMENTO: Morre o presidente da Uniodonto Paraná

Morreu na tarde de domingo (14/10), vítima de infarto, o presidente da Uniodonto Paraná e da Uniodonto Maringá, Eduardo Guimarães Junqueira de Andrade. Natural de Lins (SP), o dirigente tinha 55 anos e deixa esposa e dois filhos. Andrade foi um dos fundadores da Uniodonto Maringá, em 1996, congregando principalmente dentistas que na época prestavam serviços para a Cocamar. Em 2011 assumiu a presidência da Uniodonto Paraná e estava animado com o início do processo de mudanças no modelo assistencial do cooperativismo do ramo saúde. “Eu gosto da inovação. É um grande desafio (mudar o modelo assistencial), mas o que as cooperativas se propõem a fazer é uma inovação em que todos ganham”, disse em recente entrevista à revista Paraná Cooperativo. O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, lamentou na manhã desta segunda-feira (15/10) o falecimento do dirigente da Uniodonto, afirmando que o cooperativismo do Paraná, em especial o cooperativismo do ramo saúde, perde uma de suas lideranças mais atuantes e combativas. O corpo de Eduardo Guimarães Junqueira de Andrade está sendo velado na Capela do Prever, em Maringá.

Cooperativismo - Andrade acreditava na força do Sistema e enfatizava a necessidade de coesão e união entre as cooperativas. “Nasci em Lins, interior de São Paulo, e meu pai era diretor de uma cooperativa de laticínios. Na minha infância ouvia ele falar maravilhas do cooperativismo”, lembrou. Anos depois, já formado em odontologia, foi trabalhar no município de Floresta, prestando serviços ao departamento odontológico da Cocamar, cooperativa do ramo agropecuário com sede em Maringá. “Conheci o cooperativismo em essência por meio da Cocamar. Ficava maravilhado com o cooperativismo praticado pela Cocamar e quando o departamento odontológico fechou, decidimos criar uma cooperativa de dentistas. A Cocamar foi o embrião da Uniodonto Maringá”, relatou.  Hoje, a cooperativa odontológica tem 95 cooperados e presta assistência a 12 mil usuários. A Uniodonto Paraná é formada por quatro cooperativas, congrega 1.329 cooperados e atende a 430 mil usuários. 

PAg 14  Presidente Uniodonto

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias