Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias TRIGO: Fórum Nacional discute mercado e comercialização

 

 

cabecalho informe

TRIGO: Fórum Nacional discute mercado e comercialização

Representantes de cooperativas, governo e indústria dos três estados do Sul ligados à cadeia do trigo estão reunidos nesta segunda e terça-feira (15 e 16/10) em Entre Rios, distrito de Guarapuava, no Paraná, durante o 7.º Fórum Nacional do Trigo. Realizado pela Cooperativa Agrária, Embrapa Trigo e Sistema Ocepar, o evento abrange discussões voltadas à questão da comercialização do cereal brasileiro, instrumentos de apoio, mercado internacional e pós-colheita.

Tributação - Outro assunto na programação do evento é a tributação da cadeia do trigo. A diferença na alíquota de ICMS existente entre estados brasileiros, e distinções de procedimentos com relação a produto importado por alguns estados acarreta distorções prejudiciais ao setor e dificulta o escoamento do produto das regiões produtoras para as regiões de consumo. O estabelecimento de uma alíquota unificada nas operações interestaduais com trigo e derivados está em discussão na cadeia produtiva desde a segunda edição do Fórum Nacional do Trigo, em 2006, quando a participação da Secretaria da Fazenda do RS acirrou a competição tributária entre os estados produtores. Neste ano, em Guarapuava, estão previstas apresentações de representantes da fazenda dos três estado, sendo RS, SC e PR, na intenção de chegar a um denominador comum na pauta interestadual. A desoneração de tributos, como PIS e COFINS, para o estímulo à aquisição do trigo nacional pela indústria também deverá estar nos debates.

Programação completa - A programação completa do VII Fórum Nacional do Trigo está disponível no site www.cnpt.embrapa.br. A promoção conta com a Emater/RS e Emater/PR, Cotrijui, Cotripal, Cotrimaio, Cotrel, Cotrisal, Cotrijal, Integrada, Batavo, Coopercampos e Abitrigo. O patrocínio é da Basf, Syngenta e Bayer.

WinterShow - Logo após o Fórum do Trigo, acontece o WinterShow, dias 17 e 18/10, promovido pela Cooperativa Agrária. O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, estará presente neste evento. Serão apresentados trabalhos da pesquisa com cereais de inverno na integração lavoura-pecuária, oportunidades para a canola, novas cultivares de cevada, importância do centeio e do triticale no sistema de produção e o futuro do trigo da Embrapa. (Com informações Assessoria de Imprensa da Embrapa Trigo)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias