Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias INFRAESTRUTURA II: Primeiras concessões de rodovias terão pedágios de até R$ 6,40

 

 

cabecalho informe

INFRAESTRUTURA II: Primeiras concessões de rodovias terão pedágios de até R$ 6,40

As duas primeiras concessões de rodovias previstas no plano de investimento em logística terão R$ 11,6 bilhões de investimentos em cinco anos e pedágios de até R$ 6,40, segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). A maior parte do investimento será para a duplicação de 560 quilômetros da BR-040 (entre Brasília e Juiz de Fora) e de todos os 817 quilômetros da BR-116 em Minas Gerais. A BR-040, que tem 936 quilômetros de extensão, já possui 376 quilômetros duplicados.

Condições - A duplicação terá que ser feita em cinco anos e a empresa só poderá cobrar pedágio após encerrar a duplicacão de um trecho de 10% da extensão a escolha dela. Segundo a ANTT, que divulgou na semana passada os estudos das duas rodovias, a previsão é que a BR-116 seja leiloada até o fim de dezembro e a BR-040, até o fim de janeiro.

Menor tarifa - Vencerá a licitação quem oferecer a menor tarifa de pedágio aos usuários. Para a BR-116, o valor teto da tarifa foi definido em R$ 6,40 para cada uma das oito praças. Já para BR-040, o teto para as 11 praças será de R$ 4,20. Não há previsão de cobrança em áreas urbanas. Os valores ainda podem ainda podem ser modificados, já que o TCU (Tribunal de Contas da União) analisa os estudos e pode aprová-los integralmente, com mudanças ou até rejeitá-los (nesse caso, impedindo a continuidade do processo). O tribunal já rejeitou estudos anteriores de ambas as estradas, e os leilões foram cancelados.

Multas por atraso - Segundo Natália Marcassa, diretora da ANTT, para exigir que as empresas cumpram os programas de investimentos, o contrato vai prever o pagamento de multas diárias por atraso na conclusão das obras. A etapa de qualificação do edital também será exigente com as empresas participantes, com o pedido de certificações e garantias de realização das obras. O governo já está em negociação para adiantar etapas do licenciamento ambiental, evitando assim atrasos que ocorreram nas obras previstas em parte das estradas federais concedidas em 2007.

Mais 7 estradas - As outras sete rodovias que serão concedidas à iniciativa privada pelo plano de investimento em logística estão com os estudos em andamento e a previsão é que os leilões aconteçam em 2013, segundo a diretora da ANTT. Em todas as concessões, a taxa de retorno dos investimentos prevista pelo governo foi de 5,5% ao ano. Segundo Marcassa, não houve modificação nos critérios para se chegar ao valor do retorno do investimento, que é menor que a média de 7,5% das concessões de 2007. Os parâmetros que baseiam o cálculo, como taxas de juros e risco, é que são menores atualmente. (Folhapress / Gazeta do Povo)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias