Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COPAGRIL: Quarenta adolescentes integram nova turma do Jovem Aprendiz

 

 

cabecalho informe

COPAGRIL: Quarenta adolescentes integram nova turma do Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz 2014 2 SmallA falta de experiência não será problema na hora de encontrar o primeiro emprego para os 40 adolescentes que integram a nova turma do Jovem Aprendiz das cooperativas Copagril, Sicredi e Frimesa, em Marechal Cândido Rondon. Desde o último dia 20, os 31 jovens que foram selecionados pela Copagril para fazer parte da iniciativa já estão inseridos no dia a dia da cooperativa, mas o início oficial do programa foi na manhã do último sábado (1°), com a primeira aula da turma.

Módulos - Neste ano, o módulo de abertura foi ministrado pelo professor Jerri Antonio Langaro, mestre em Letras – Linguagem e Sociedade. Mas, no decorrer do programa, há também módulos mais específicos, como Princípios da Qualidade Aplicada ao Trabalho, Informática Básica, Empregabilidade e Empreendedorismo e Introdução a Administração. Com isso, os jovens adquirem conhecimento teórico aliado à prática no mercado de trabalho, em diferentes funções administrativas.

Sescoop/PR - Em Rondon, esta já é a quarta turma do Jovem Aprendiz das três cooperativas e o programa conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). Além disso, tem parceria com a Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), que é responsável pelas aulas, disponibilizando a estrutura física e professores.

Vagas disponíveis - Durante a abertura, o coordenador do programa na Falurb, Gesuino Lizzoni, destacou que há grande interesse pelo Jovem Aprendiz, mas apenas algumas vagas disponíveis. “Vocês realmente estão tendo uma oportunidade única e devem aproveitá-la”, disse ele aos alunos. O gerente administrativo-financeiro da Copagril, Jaime Vilani, e o encarregado dos recursos humanos, Nilvo Kühler, falaram sobre as responsabilidades de cada jovem, tanto na empresa quanto na sala de aula, e comentaram sobre a importância do trabalho e do aprendizado no desenvolvimento das pessoas. “Tirem o máximo proveito que vocês puderem, aprendam com os colegas de trabalho, observem os bons exemplos, que vocês terão um início da carreira profissional muito bem-sucedido”, declarou Jaime. O programa dura, ao todo, dois anos, com aulas aos sábados e uma carga horária de trabalho de 20 horas semanais. Todos os integrantes recebem bonificação financeira e têm acesso a benefícios, como vale-alimentação e plano de saúde, e, ainda, têm a chance de serem contratados pelas empresas ao final do tempo de preparação.

Bons resultados - O atual encarregado do almoxarifado do centro administrativo da Copagril, Eduardo Fernando Riffel, é um dos bons resultados do Jovem Aprendiz. Ele integrou a turma de 2008 e, antes mesmo de finalizar o programa, conseguiu a efetivação. No entanto, no começo, ele enfrentou diversas dificuldades. “Eu morava em Iguiporã e vinha todos os dias de ônibus, ganhava um dinheiro do meu pai para complementar e fazia alguns bicos. Eu praticamente pagava pra trabalhar, mas sabia que ia valer a pena, eu vinha pelo conhecimento e pela oportunidade que estava tendo”, relembra. Eduardo ainda conta que foi o primeiro emprego que ele teve. “Eu não tinha familiaridade nenhuma com o trabalho daqui, tinha até vergonha de atender o telefone. Mas com o suporte das aulas e dos colegas de trabalho, que me ensinaram muito, eu fui adquirindo autoconfiança”, completa. Atualmente, é ele quem colabora com o aprendizado dos novos jovens que passam pelo setor e que têm, assim como Eduardo teve, uma grande oportunidade ao começar a carreira profissional. (Assessoria de Imprensa Copagril)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias