Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SHOW RURAL I: Cooperadas da Coagru realizam exame de audiometria

 

 

cabecalho informe

SHOW RURAL I: Cooperadas da Coagru realizam exame de audiometria

Audiometria Show Rural 5 SmallIntegrantes do Grupo Feminino da Coagru e que estiveram na manhã desta terça-feira (04/02), visitando o estande do Sistema Ocepar/Coodetec, no Show Rural Coopavel, além de aproveitar para conhecer as novidades em pesquisa de sementes de milho e soja, também realizaram exames de audiometria.

Iniciativa - Neste ano, numa parceria com a Unimed Cascavel, a profissional em Fonoaudiologia, Maristela Razini realiza pelo período da manhã, exames de audiometria gratuitamente, para isso foi montada toda uma estrutura necessária para a realização desses atendimentos. “Parabenizo a Ocepar e a Unimed de Cascavel por esta iniciativa, em disponibilizar para os visitantes a possibilidade de cuidarem de sua saúde durante o Show Rural. Muitas pessoas não teriam essa oportunidade e esta avaliação inicial pode servir de alerta para que sejam evitadas consequências futuras de uma possível perda na audição”, frisou Razini.

Prevenção – A produtora de leite Dilvane Dellazeri, residente no município de Nova Cantu, aproveitou para fazer uma avaliação na sua audição e saiu com um alerta da profissional responsável pelos exames. “Devido ao fato de Dilvane trabalhar diariamente com ordenha, o barulho do equipamento pode, com o passar do tempo, prejudicar sua audição. Nos testes que realizamos aqui já demonstra um pouco de perda na audição e a recomendação é que ela faça uso de um protetor auricular durante as 3 horas de ordenha e isto serve para demais pessoas que também trabalham em condições semelhantes”, lembrou Maristela Razini.

Oportunidade - Apesar do diagnóstico um pouco preocupante, a produtora Dilvane Dellazeri ficou muito agradecida com a realização do exame. “Olha, não imaginava que iria realizar aqui no Show Rural um teste como esse. Agora vou me prevenir e fazer com que meu marido e nosso filho também utilizem os equipamentos de proteção, não podemos nos descuidar, saúde é algo muito importante temos que preservar para não faltar”, lembrou.

Serviço - Os testes de audiometria serão realizados até sexta-feira (07/02) no estande do Sistema Ocepar/Coodetec por Maristela Razini, do Centro Auditivo Audiomed em parceria com a Unimed de Cascavel. Entenda como é feito este exame e de que forma a perda da audição pode ser diagnosticado:

Audiometria Show Rural 10 SmallO que é audiometria? - A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons. Geralmente esse exame é pedido quando, numa consulta médica, o paciente alega estar “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc). O grau da perda auditiva pode ser verificado em cada ouvido isoladamente e pode se dever a perdas provenientes do ouvido externo, ouvido médio ou ouvido interno, bem como do nervo e das vias auditivas sensoriais ou serem perdas mistas.

Como é feito o exame? - O examinado é colocado numa cabine acústica que visa isolá-lo dos sons ambientais, através de uma parede de vidro o examinador pode vê-lo. O examinado deve colocar um fone de ouvido, através do qual ouvirá sons emitidos pelo examinador e deverá responder a eles mediante sinais combinados anteriormente.

 Para que serve a audiometria? - O resultado da audiometria geralmente é expresso num audiograma, um gráfico que informa sobre as respostas do examinando aos diversos sons emitidos. Em muitos casos de perda auditiva o exame ajuda a determinar a conveniência de usar ou não um aparelho auditivo e o tipo mais adequado dele. Em outros casos, agravamento das situações anômalas. Uma das grandes utilidades da audiometria é detectar deficiências auditivas em crianças pré-escolares ou escolares, muitas vezes imperceptíveis, mas que são uma das causas de baixo rendimento escolar. (Com informações da Assessoria de Imprensa Unimed Cascavel)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias