O Programa de Educação Política das Cooperativas Brasileiras é uma iniciativa do Sistema OCB e destina-se ao público cooperativista. A essência do projeto é fomentar a participação política dos cooperativistas brasileiros, fortalecendo a representação político-institucional do setor.
O objetivo é sensibilizar sobre a importância da participação popular, incentivar o voto consciente e a escolha de candidatos alinhados aos interesses do cooperativismo e que, se eleitos, possam integrar a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), no Congresso Nacional. O resultado esperado é a formação de uma base parlamentar sólida e alinhada com a defesa das demandas do setor.
Neutralidade ideológica e partidária é a tônica das ações de conscientização política no cooperativismo. O trabalho pauta-se numa linha técnica, baseada em dados sobre a atuação dos candidatos, matérias de interesse do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, envolvimento dos parlamentares e resultados da atividade de representação político-institucional no atendimento das demandas das cooperativas.
O Programa de Educação Política do Cooperativismo está pautado em ações compartilhadas entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), unidades estaduais, cooperativas e cooperados.
Atuação estratégica
UNIDADE NACIONAL (OCB)
Recomendação de diretrizes do Programa, geração de conhecimento técnico (materiais), e elaboração de propostas para o cooperativismo, cartilha de boas práticas, perfil parlamentar, vídeos, cards e demais materiais informativos.
UNIDADES ESTADUAIS
Implementação do Programa, com o devido engajamento da base cooperativista, conforme o perfil e características de cada local. Formação de coordenadores e grupos focais.
COOPERATIVAS
Indicação de grupos focais, coordenadores e delegações de jovens e lideranças femininas para amplificar o impacto do Programa.
COOPERADOS
Disseminadores do Programa nas comunidades onde o cooperativismo está inserido. Compartilhamento de ideias, necessidades, estratégias, prioridades e propostas do cooperativismo nas redes sociais e junto a suas famílias e amigos.
Programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasileiro
Objetivos
Fomentar a conscientização, o engajamento e a participação política do cooperativismo brasileiro e potencializar a sua representação político-institucional;
Impulsionar a eleição e reeleição de candidatos comprometidos com o cooperativismo e fomentar o engajamento político de jovens, mulheres e demais lideranças cooperativistas;
Conscientizar as cooperativas sobre o impacto das políticas públicas para os negócios;
Transparência e prestação de contas na atuação do Sistema OCB e Frencoop;
Ampliar a participação do cooperativismo na construção de propostas aos presidenciáveis.
Eixos de atuação
Proposta para um Brasil mais cooperativo;
Boas práticas de atuação no processo eleitoral;
Comunicação e mobilização digital;
Prestação de contas da atuação de parlamentares;
Engajamento, participação e representação cooperativista.
Fonte: Sistema OCB/2021
Possibilidades
Formulação de propostas para candidatos ao governo estadual e ao legislativo;
Formação de lideranças cooperativistas, inclusive grupos de jovens e mulheres;
Canais de comunicação nas redes para compartilhar informações sobre eleição e candidatos;
Cursos e palestras de educação política e legislação eleitoral;
Encontros regionais com candidatos cooperativistas;
Formação de movimentos em prol do voto em candidatos cooperativistas;
Contato com partidos e movimentos para incluir o cooperativismo em suas plataformas.
Fonte: Sistema OCB/2021
O Paraná se engajou no Programa de Educação Política para o Cooperativismo, com a expertise de tê-lo implantado em 2018 sendo inclusive, referência para o trabalho nacional encabeçado pelo Sistema OCB.
A partir das ações previstas no programa, que leva o nome de parana.coop+, o Sistema Ocepar trabalha com a expectativa de abranger um público de mais de 2 milhões de paranaenses, por meio do trabalho direto de multiplicadores que representam as 222 cooperativas registradas na entidade e que irão expandir a rede para centenas de lideranças do setor.
Os multiplicadores são profissionais de cooperativas que estão sendo capacitados em oficinas onde recebem treinamento em temas como cidadania e participação, sistema político e eleitoral, engajamento e liderança ativa, o papel das políticas públicas, voz e protagonismo e ações práticas.
Os eixos de atuação do parana.coop+ se fundamentam em cinco propósitos: propostas para um Brasil mais cooperativo; boas práticas de como atuarmos no processo eleitoral; comunicação e mobilização digital; prestação de contas e atuação de parlamentares; engajamento, participação e representação cooperativista.
A proposta do programa paranaense parte da premissa que o cooperativismo contribui e pode ajudar ainda mais o país a crescer de forma justa, econômica e socialmente. Por isso, precisamos que os representantes eleitos reconheçam a importância do setor e empunhem nossas bandeiras no Legislativo.
É um trabalho que exige o envolvimento das cooperativas, Ocepar e OCB, tendo como fundamentos a integridade, legalidade e princípios democráticos, a difusão de informações com fontes fidedignas e verificadas pelas equipes institucionais, valorização das ações de representação e o compromisso de compor a Frencoop.
Envolvimento das Cooperativas, Ocepar e Ocb;
Integridade, Legalidade, neutralidade ideológica e partidária, respeito aos princípios democráticos;
Temas de interesse do cooperativismo;
Informação e valorização das ações de representação;
Compromisso de compor a Frencoop.
Para engajar e incentivar uma participação proativa do público cooperativista é necessário investir em ações educativas. Por isso, o programa de educação política contempla uma capacitação para formação de lideranças cooperativistas que atuaram como multiplicadores, motivando os mais diversos públicos a, de forma voluntária e espontânea, atuarem na divulgação das ações do programa e incentivarem a participação política de suas comunidades.
Ao todo, a formação contempla 6 módulos, com os seguintes temas:
Módulo 1: Cidadania e participação
Módulo 2: Sistema Político e Eleitoral
Módulo 3: Engajamento e Liderança Ativa
Módulo 4: Construindo políticas públicas de impacto para o cooperativismo
Módulo 5: Legislação eleitoral e a coordenação de campanhas na prática
Módulo 6: Módulo Vivencial, em Brasília
Em 2022, a Oficina de Multiplicadores contou com lideranças dos 7 diferentes ramos do cooperativismo e que representam mais de 150 cooperativas filiadas.
Comitê formado pela equipe interna da Ocepar para coordenar as ações regionais do programa e apoiar às Cooperativas em suas ações locais.
COORDENAÇÃO ESTRATÉGICA – Robson Mafioletti e Flávio Turra
COORDENAÇÃO TÉCNICA – Daniely Andressa da Silva e Carolina Teodoro
COORDENAÇÃO COMUNICAÇÃO – Samuel Milléo Filho e Marli Vieira
COORDENAÇÃO JURÍDICA – Graziel Pedroso de Abreu e Marlon Dreher
COORDENAÇÃO T.I – Plácido da Silva Jr. e Felipe Lemes
Unidade Nacional
Recomendação de diretrizes do Programa, geração de conhecimento técnico (materiais); e elaboração de propostas para o cooperativismo, cartilha de boas práticas, perfil parlamentar, vídeos, cards e demais materiais informativos.
Unidades Estaduais
Implementação do Programa, com o devido engajamento da base cooperativista, conforme o perfil e características de cada local. Formação de coordenadores e grupos focais.
Cooperativas
Indicação de grupos focais, coordenadores e delegações de jovens e lideranças femininas para amplificarem o impacto do Programa.
Cooperados
Disseminadores do Programa nas comunidades onde o cooperativismo está inserido. Compartilhamento de ideias, necessidades, estratégias, prioridades e propostas do cooperativismo nas redes sociais e junto a suas famílias e amigos.