Dia do Rio: Projeto Olho D’Água da Cocari continua firme na preservação das nascentes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari 24 11 2024O Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro, também marca o lançamento do Projeto Olho D’Água da Cocari, criado em 2009, em parceria com a empresa Nortox, com a missão de recuperar nascentes nas propriedades dos cooperados. Desde então, o projeto já restaurou 1.433 nascentes, levando água limpa e qualidade de vida para as famílias e uso eficiente nas atividades agropecuárias.

O projeto segue firme nas ações de recuperação das minas, transformando o uso da água nas propriedades. 

Minas restauradas e água limpa para toda a propriedade

O cooperado Gustavo Pereira Mardegan e sua mãe, Lucilia Lelis Pereira, de Rosário do Ivaí (PR), tiveram duas minas vizinhas restauradas pelo Projeto Olho D’Água, na Fazenda Ribeirão Bonito, localizada no patrimônio Ribeirão Bonito, em Grandes Rios (PR).

Segundo Gustavo, que trabalha junto com a mãe na propriedade, a recuperação foi feita há cerca de dois meses e trouxe benefícios imediatos. “Melhorou muito a vazão e a limpeza da água. Usamos para hidratar o gado, para o consumo das casas, tanto a Sede quanto a do funcionário, e ainda sobra água”, informou, entusiasmado com o resultado.

Gustavo recorda que, antes das obras, a captação era afetada pela chuva. “Quando chovia, sujava e às vezes entupia, porque não tinha o sistema que foi feito lá. Agora ficou muito bom”, afirma.

Com a água mais protegida e abundante, a família já planeja expandir o uso. “Estamos com outros projetos aqui, até para fazer irrigação e para outros bebedouros de gado usando essas minas. E tenho mais uma ainda para cadastrar no projeto”, conta, destacando a satisfação com o trabalho realizado. “O serviço foi muito bem-feito e estamos muito satisfeitos”, reforça. 

Proteção elimina falta d’água e melhora a qualidade

O cooperado Renato Beleze, de Cambira, também no Paraná, relata que, antes do trabalho de preservação na nascente, enfrentava perda de água e muita manutenção. E fala das mudanças após a recuperação da mina. “Eu estava perdendo muita água. A mina era aberta, caía sujeira e folhas, tinha que fazer manutenção para desentupir, e sempre com problema de falta d’água. Com essa proteção e recuperação, a situação mudou completamente e estamos aproveitando melhor a água. A mina fornece água para o gado e para as casas”, aponta.

Renato conta ainda que a abundância de água permitiu ampliar a infraestrutura. “Fizemos reservatórios maiores agora, porque tem mais água à disposição. A qualidade da água também está muito mais limpa e diminuiu a manutenção”, destaca.

Ele lembra que já havia enfrentado problemas com enxurradas que atingiam a nascente, e que agora ela está segura. “Foi muito bom proteger a mina. Eu recomendo para todo mundo”, afirma, elogiando a parceria com a cooperativa. “Essa parceria ajuda bastante os produtores, porque muitas vezes a gente não tem o conhecimento de fazer. O técnico da Cocari veio, orientou, e a gente fez em conjunto. Deu muito certo”, garante.

A Cocari entende que a melhor forma de comemorar o Dia do Rio é continuar preservando os recursos naturais para as próximas gerações. (Assessoria de Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados