Featured

Abertura do Agroleite 2024 destaca união e inovação na cadeia do leite

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

A cerimônia oficial de abertura do Agroleite 2024, o principal evento de tecnologia da cadeia do leite na América Latina, aconteceu na manhã desta terça-feira, 6 de agosto, na Praça Central do Castrolanda Expo Center, em Castro, PR. Com o tema “Horizontes em Sintonia”, o evento deste ano aborda os desafios enfrentados pela cadeia do leite e pelo agronegócio, enfatizando a importância da união e colaboração para encontrar novas soluções.

Organizada pela Cooperativa Castrolanda, a cerimônia contou com a presença do vice-governador do estado, Darci Piana, do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, de deputados estaduais e federais, líderes de entidades governamentais ligadas ao setor agropecuário, cooperados, representantes de empresas, produtores e imprensa.

Na abertura, o presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, expressou seu orgulho pela constante evolução da cooperativa e pela participação em uma das maiores bacias leiteiras da América do Sul. “A força do Agroleite está na união e na conexão que ela promove entre os elos, uma cadeia do leite cada vez mais profissionalizada e eficiente, uma referência em tecnologia aplicada nas propriedades, buscando sempre a melhor qualidade de leite”, destaca Bouwman.

Marco da Imigração 

Um dos momentos marcantes da programação foi a inauguração do Marco da Imigração, que simboliza a travessia dos imigrantes da Holanda para o Brasil e eterniza essa história na Praça Central da Castrolanda Expo Center. A estrutura, uma escultura de vaca com um produtor, representa a ordenha manual de leite, evidenciando a evolução dos animais e das tecnologias ao longo de mais de 70 anos. Outro elemento destacado na escultura é um moinho, cujas pás dispostas no chão simbolizam uma mensagem de alegria, esperança e vida nova. A inauguração foi realizada pelo presidente da cooperativa, pelo vice-governador do estado e por um dos cooperados pioneiros, Lucas Salomons.

Durante seu discurso, o vice-governador Darci Piana ressaltou a importância das cooperativas na região do Paraná. “Somos uma referência para a América do Sul. É fundamental reconhecer o trabalho e o esforço dos imigrantes que nos trouxeram até aqui”. Piana também destacou os investimentos em infraestrutura, apontando 55 bilhões de reais aplicados em mais de três mil quilômetros de pavimentação, com foco na melhoria da infraestrutura do porto de Paranaguá, facilitando a logística e as negociações para as cooperativas.

Outro momento emocionante foi a homenagem póstuma à jornalista Leila Gomes, cofundadora do Agroleite e idealizadora do Castrolanda Expo Center. Familiares, amigos e colegas se reuniram para inaugurar um monumento na nova área da feira, que inclui uma placa com uma frase publicada nas redes sociais pela jornalista: “O Agroleite começou de um sonho, virou uma paixão e se tornou uma eterna conquista.”

Para encerrar a programação da manhã, foram inauguradas as Casas Phibro, Calpar e Faep. O presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette, destacou a importância dessa conquista para os produtores: “Essa casa é a casa do agricultor, feita para seu desenvolvimento. Essa casa é uma referência para os produtores da região e do estado do Paraná, e sempre estará à disposição de vocês”, pontua Meneguette.

Todas as informações da programação são divulgadas no site www.agroleitecastrolanda.com.br e nas redes sociais @agroleitecastrolanda. O evento é aberto ao público e gratuito.Parceria e patrocinadores Diamante: O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Castro e Governo do Estado do Paraná. Na cota diamante o Agroleite 2024 recebe a assinatura de Bouwman- Livestock & Agriculture, Cogent Brasil, Coonagro, Grupo Calpar, Hipra, Inpasa, Lely, MSD Saúde Animal, Nutron, Ourofino Saúde Animal, Pro Tork Agriculture, Sicredi, Tetra Pak, e Vence Tudo. (Comunicação Castrolanda).

Conteúdos Relacionados