Featured

Câmara Municipal de Curitiba faz homenagem ao cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Na manhã desta quarta-feira (13/08), a Câmara Municipal de Curitiba realizou homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela ONU em 2025. O reconhecimento foi feito em Tribuna Livre, por iniciativa da vereadora Indiara Barbosa (Novo).

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, discursou para os vereadores e convidados. Ele falou sobre os números positivos do cooperativismo no estado e o impacto no desenvolvimento das cidades e regiões. "A ONU reconhece que as cooperativas constroem um mundo melhor. No Paraná, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios onde existe cooperativa é maior, porque o resultado da cooperativa fica onde ele é gerado, gera muito desenvolvimento".

Ricken também destacou a posição do Paraná no cooperativismo do Brasil. "A grande diferença que temos é no planejamento. São 54 anos de planejamento. Isso faz com que o cooperativismo do Paraná seja muito expressivo para o país", finalizou. 

Reconhecimento dos vereadores

A vereadora que propôs a homenagem, Indiara Barbosa (Novo), fez um discurso para reforçar os números do cooperativismo no Paraná. "Hoje o Sistema Ocepar reúne 227 cooperativas, com mais de 4 milhões de cooperados. Mais de um terço da população do Paraná faz parte de uma cooperativa. Além disso, as cooperativas geram 146 mil empregos. Das 41 maiores empresas do Paraná, 16 são cooperativas, de acordo com ranking da Época Negócios. Elas geram um faturamento anual de R$ 205 bilhões. Ao estabelecer o Ano Internacional, a ONU reconhece a importância desse sistema para o desenvolvimento econômico e social. Por isso, é uma grande honra receber o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, aqui na Câmara de Vereadores".

Ricken foi convidado a sentar à mesa diretora, para responder questionamentos dos vereadores, juntamente com o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti. Eles ficaram ao lado do presidente da Câmara, Tico Kuzma (PSD), Do 1° Secretário, Bruno Rossi, do 2° Vice-presidente, Nori Seto, e da 3ª Secretária, Meri Martins, além da vereadora Indiara, que também compôs a mesa.

Houve pronunciamento sobre o cooperativismo dos vereadores Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD), Tathiana Guzella (União), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kliter (Novo), João da 5 irmãos (MDB), Carlise Kwiatkowski (PL), Camila Gonda (PSB) e Marcos Vieira (PDT). Todos fizeram perguntas para o presidente e o superintendente.

Ricken falou sobre a importância de a Câmara Municipal aprovar uma lei de apoio ao cooperativismo, como já existe em âmbitos nacional e estadual. A proposição já foi realizada pela vereadora Rafaela Lupion (PSD). Mafioletti falou sobre inovação e tecnologia no cooperativismo e os avanços verificados nos últimos anos. 

Ao final do evento, houve entrega de certificado do Tribuna Livre. A homenagem foi acompanhada pelos superintendentes do Sescoop/PR, José Ronkoski, da Fecoopar, Nelson Costa. Estiveram presentes o presidente da OCB do Rio de Janeiro, Vinícius Mesquita, o superintendente da entidade, Abdul Nasser, e o superintendente do Sescoop/RJ, Jorge Lobo.

Também participaram a presidente do Cooenf (Cooperativa de Enfermagem do Paraná), Quitéria Antunes, a coordenadora de Relações Institucional da Ocepar, Daniely Silva, o coordenador de Comunicação e marketing do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, e o analista de Relações Institucionais, Diogo Tavares.

FOTOS: Samuel Milléo Filho / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados