Cocamar recebe a visita de dirigentes da UAA, uma das cooperativas mais antigas da Argentina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma delegação formada por representantes do conselho de administração, dirigentes e gestores de várias áreas da Cooperativa União Agrícola de Avellaneda (UAA), Argentina, passou a terça-feira (23/09) em visita à Cocamar, em Maringá (PR).

Fundada há 106 anos, sendo uma das cooperativas agropecuárias mais antigas de seu país, a UAA atende atualmente a mais de 2 mil cooperados e atua na originação, comercialização e industrialização de soja, trigo, milho, girassol e caroço de algodão, além de operar com produtos de varejo e rações, sendo que cerca de 30% dos produtos comercializados são destinados ao mercado externo.

Sediada em Avellaneda, na província de Santa Fé, ao norte do país, a cooperativa está presente também nas províncias do Chaco, Santiago del Estero e Salta.

Na Cocamar

Recepcionado pelo presidente do conselho de administração, Luiz Lourenço e uma equipe de gerentes e técnicos, o grupo visitou a cooperativa com o objetivo, principalmente, de conhecer o seu modelo de governança, gestão profissional e planejamento estratégico.

Segundo eles, a Cocamar foi indicada, entre outras razões, pelo seu avanço em governança. No contato, os cooperativistas argentinos colheram subsídios para a formatação de um modelo parecido, visando a assegurar a perenidade da organização.

Agenda  

Após uma saudação do presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço, os visitantes assistiram a uma apresentação institucional com o analista André Eugênio.

Por sua vez, a gerente de Gestão e Processos, Eloá Tomaz, detalhou sobre Governança e Planejamento Estratégico, seguida de uma apresentação a respeito do funcionamento da estrutura comercial de grãos, a cargo de Diego Matheus dos Santos, gerente comercial de grãos.

Completando, projetos de relacionamento com os cooperados foi o tema da palestra proferida pela coordenadora de cooperativismo, Elisângela Pavinati.

Complexo Industrial

Numa segunda etapa, a delegação argentina cumpriu roteiro que incluiu visitas ao Acervo, indústrias, Administração Central e a Unidade Maringá. 

Definir o futuro

 Falando sobre a UAA, o presidente Julio Stechina disse que "as bases foram baseadas nos valores de solidariedade, compromisso e ajuda mútua, que marcaram e definiram o curso da cooperativa. Hoje é um legado que continuamos a manter e é isso que nos definirá no futuro”.

"Hoje trabalhamos com os olhos no desenvolvimento ambiental e também na segurança no trabalho, com a premissa do que está por vir no futuro. Buscamos garantir que todas as nossas atividades sejam sustentáveis em conjunto, buscando centralidade e profissionalizando as diferentes áreas", acrescentou. 

A comitiva  

 A UAA foi representada na visita à Cocamar por vários integrantes do seu Conselho de Administração - o presidente e o vice-presidente, respectivamente Mário Júlio Stechina e Leandro Martin Nardelli, além de Letícia Araceli Solari, Luciano Andres Pividori, Fabrício Dardo Lorenzon, Hilário Angel Pauline e Marina Masat; o gerente geral Miguel Eduardo Morley, os gerentes Andrés Alberto Cura (carnes), Aldo César Chocron (agroinsumos), Mariano Tortul (agronegócios), Cristian Marega (sucursais) e Nicolas Della Rosa (serviços e consumo).

Participaram também o presidente e o secretário da Juventude Agrária Cooperativista (JAC), Daniel Andres Maurenzzi e Ever Cataneo, e Tomas Raffin, representante da JAC no Conselho Geral de Juventudes da Associação de Cooperativas Argentinas. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados