Cooperados da Coamo de quatro municípios visitam Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cooperados da Coamo dos municípios de Boa Esperança, Mamborê, Campo Mourão e Engenheiro Beltrão visitaram o Sistema Ocepar, em Curitiba, nesta quinta-feira (28/08). O grupo, formado por 38 cooperados, estava acompanhado de três gerentes de entrepostos e de um supervisor de assistência técnica. O objetivo da viagem foi conhecer a estrutura e, especialmente, as áreas de atuação e os programas conduzidos pelo Sistema. Os cooperados integram o comitê educativo da Coamo, que tem como uma de suas atribuições buscar conhecimento e informações para disseminar junto aos demais associados. 

“É muito importante trazer esses cooperados aqui para que saibam a dimensão do cooperativismo, com tantas cooperativas integradas. E, também, para que tenham conhecimento de como o Sistema Ocepar atua no ambiente político, nas relações internacionais, buscando soluções para os problemas que afetam o nosso dia a dia”, disse Kleber de Prince, gerente do entreposto da Coamo em Boa Esperança. Ele explicou que, além de buscar informações, o comitê também tem a missão de representar os cooperados dando encaminhamento a demandas que são estratégicas para o negócio da cooperativa.

O grupo foi recebido pelos superintendentes da Fecoopar, Nelson Costa, e do Sescoop/PR, José Ronkoski, que deram as boas-vindas e falaram sobre a atuação do Sistema Ocepar. Em seguida, o analista técnico da Gerência de Desenvolvimento Humano, Luís Henrique Zanon Freitas de Macedo, apresentou os grandes números e os principais programas da organização.

O cientista político Diogo Tavares de Miranda Ferreira, analista de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, apresentou o Programa de Educação Política da instituição, que trabalha pelo fortalecimento da representação do setor e pelo desenvolvimento da consciência política, incentivando a participação junto ao Poder Público. Ele falou sobre a importância de entender o funcionamento especialmente do Legislativo, por onde passam as principais decisões relacionadas às políticas públicas que afetam o setor, como a reforma tributária, o plano safra, as questões ambientais, a desoneração da folha de pagamento, entre outras.

Sucessão  

Entre os integrantes da comitiva estava João Luiz Ferri, filho de um dos fundadores da Coamo, Moacir José Ferri, e sobrinho neto do primeiro presidente da cooperativa, João Fioravante Ferri. “Toda a história da minha família está ligada à Coamo. Eu sou a terceira geração e agora estou à frente das propriedades da família e atuando junto à cooperativa”, disse.

Engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ferri conta o segredo para a sucessão familiar: “a propriedade e a cooperativa têm que ser atraentes para a nossa família. Nós temos que levar nossos filhos nos eventos, nas reuniões técnicas, nos dias de campo. Nos últimos anos, as mulheres têm participado mais e isso é muito importante. Já vemos filhas de cooperados assumindo os negócios. Como diz o presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, ‘a gente não faz a cooperativa para nós, mas para a vida toda’. Por isso, temos que ir formando as pessoas, colocar elas no negócio para que possam seguir em frente”.

Ferri relatou a experiência da visita. Ele disse que foi muito importante conhecer melhor a estrutura e as pessoas do Sistema Ocepar, saber o que cada um faz. “Vamos levar essas informações aos demais. É muito importante, isso nos dá lastro para continuarmos trabalhando dentro da porteira, sabendo que fora dela tem gente cuidando da política, dos negócios e de tudo o que nós precisamos para que os nossos produtos cheguem nas casas das pessoas no mundo todo”.  Após a visita ao Sistema Ocepar, o grupo seguiu para o litoral para conhecer as estruturas da Coamo no Porto de Paranaguá.

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados