Cooperativistas do ramo transporte cumprem agenda com compromissos estratégicos na China

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Participantes da 6ª Missão de Estudos do Ramo Transporte – organizada pelo Sistema OCB com participação de 13 estados brasileiros, entre os quais o Paraná, cumpriram uma extensa agenda, nesta terça-feira (20/05), na China. “Foi uma jornada intensa e tecnicamente enriquecedora. Foram cinco compromissos estratégicos que, juntos, consolidam as bases para futuras parcerias, negociações e inovações no transporte cooperativo brasileiro”, relata o gerente de Monitoramento e Consultoria do Sescoop/PR, João Gogola Neto, que acompanha o grupo.

De acordo com ele, o dia começou com uma apresentações e reuniões no hotel em que a comitiva está hospedada, em Guangzhou, seguida de visita técnica de imersão na WeRide, empresa globalmente reconhecida por suas soluções de veículos autônomos de Nível 4.

Continental Corporation

No primeiro compromisso, a consultora da Continental Corporation, Daniela Franca, fez uma exposição institucional da empresa, que é especializada em consultoria para internacionalização de negócios brasileiros com forte atuação na China, Hong Kong e Brasil. Fundada em 2014, a Continental organiza missões empresariais, assessora empresas em processos de importação e exportação, promove capacitação em negócios internacionais e gerencia soluções de e-commerce e live commerce.

Shandong New Continent Tire

Depois, a representante da empresa Shandong New Continent Tire, Ellen Sun, apresentou um portfólio completo de pneus certificados para o mercado brasileiro. Com três marcas homologadas pelo Inmetro, sendo duas já comercializadas no país, a empresa busca agora parceiro comercial para a terceira marca, T-Rex. Na oportunidade, foi fornecida uma tabela detalhada com modelos, especificações técnicas, preços FOB e volume mínimo para exportação, incluindo os modelos TBR 295/80R22.5, 11R22.5 e 275/80R22.5, todos adaptados para o mercado brasileiro.

Como proposta de aproximação, a empresa ofereceu amostras gratuitas para que cooperativas de transporte possam testar os produtos. Os custos de frete ficam por conta das cooperativas interessadas, o que facilita a viabilidade de análise técnica e futura negociação.

Os pneus atendem a demandas de longa distância, carga pesada e durabilidade em terrenos severos, sendo utilizados em mercados da América Latina, África e Ásia.

Plataforma Made-in-China

No terceiro compromisso dessa terça-feira, o grupo conheceu a Plataforma Made-in-China, com

apresentação conduzida por Ray Fang, a plataforma Made-in-China que, de acordo cum ele, é considerada um grande marketplace B2B especializado em conectar compradores internacionais a fabricantes chineses de confiança.

A ferramenta permite:

Filtros por tipo de produto, certificação, localização geográfica e capacidade produtiva

Acesso a fabricantes auditados e com histórico comercial

Suporte técnico multilíngue e intermediação segur

A plataforma é utilizada por empresas de mais de 200 países e apresenta oportunidades concretas para compras coletivas de insumos, importação direta de peças e equipamentos, e busca por soluções inovadoras em mobilidade, rastreamento, eletrificação e digitalização.

Hangzhou Star Segurança Inteligente

Já a empresa Hangzhou Star apresentou um portfólio voltado para segurança e monitoramento inteligente embarcado. O foco está em tecnologias que podem ser aplicadas ao transporte cooperativo, incluindo: câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas; sistemas embarcados de rastreamento em tempo real; sensores de fadiga do motorista e plataformas integradas para monitoramento remoto da frota.

As soluções já são utilizadas em zonas logísticas e corredores urbanos na China e apresentam grande potencial de aplicação no Brasil para redução de riscos, prevenção de acidentes e melhoria da eficiência operacional das cooperativas.

WeRide

Na visita técnica à WeRide, a comitiva foi recebida por Maeve Zhang, diretora de relações públicas e marketing da empresa. Os participantes realizaram experiências práticas a bordo dos veículos Robobus e RoboTaxi, que operam com tecnologia de Nível 4 de autonomia, ou seja, sem volante, pedal ou necessidade de condutor humano.

A visita incluiu testes em operação real de ônibus e táxis 100% autônomos, apresentação técnica com detalhamento da plataforma WeRide One, explicação dos sensores embarcados: LiDAR, radares de ondas milimétricas, câmeras panorâmicas, IA embarcada e GPS de precisão centimétrica.

A WeRide opera em mais de 30 cidades da China e está presente em países como EUA, França, Singapura e Emirados Árabes. Para o Brasil, as soluções da empresa podem ser aplicadas em corredores logísticos controlados; eroportos e portos; e frotas de ônibus urbanos e transporte de cargas.Os modelos apresentados demonstram alta eficiência energética, integração com centros de controle urbano e contribuições diretas para mobilidade inteligente, logística sustentável e segurança no trânsito.

Avaliação

Na avaliação de Gogola, essa terça-feira se consolidou como uma experiência de imersão em alto nível, conectando as cooperativas brasileiras a soluções concretas em internacionalização, aquisição de insumos, tecnologias de rastreabilidade, segurança embarcada e mobilidade autônoma. “As propostas comerciais, oportunidades de importação direta e abertura para testes técnicos de produtos foram marcos importantes da programação. As ferramentas digitais e plataformas de e-commerce apresentadas ampliam a capacidade de negociação estratégica do cooperativismo de transporte do Brasil com fornecedores chineses”, afirmou.

A programação da Missão segue até esta quarta-feira (21/05), com reuniões institucionais com a All-China Federation of Supply and Marketing Cooperatives e novas visitas técnicas a parceiros comerciais chineses.

Conteúdos Relacionados