Featured

Cooperlíder Jovem reúne 450 lideranças de 24 cooperativas em Francisco Beltrão

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Em sua 33ª edição, o Encontro das Lideranças Jovens, Cooperlíder Jovem, teve início nessa quarta-feira (23/07), em Francisco Beltrão, com a participação de 450 pessoas, de 24 cooperativas de todo o Paraná. Promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), o Cooperlíder Jovem teve como anfitriã deste ano a cooperativa Cresol. 

A programação foi aberta por lideranças cooperativistas, que destacaram o protagonismo dos jovens para o desenvolvimento permanente do cooperativismo.  A analista de Desenvolvimento de Cooperativas, Divani de Souza participa representando o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

O presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, lembrou que a interação e o volume de informações qualificadas disponíveis na programação deverão contribuir com o amadurecimento de propósitos e até mesmo o surgimento de novos projetos. “Esses dois dias serão importantes em sua trajetória. Eu tenho certeza de que vocês sairão daqui mais preparados e imersos no cooperativismo, após as trocas de experiências entre vocês e com os importantes aprendizados que receberão ao longo da programação. Isso porque a base do cooperativismo são as conexões. Quando crio relacionamento, a oportunidade surge.” 

“Vocês não são o futuro do cooperativismo. Vocês são o presente. Será com vocês e com eventos como este que este modelo de negócio vai conseguir caminhar como precisa”, destacou o diretor superintendente da Central Cresol Baser, Adriano Michelon. 

O superintendente do Sescoop/PR, José Ronkoski, apresentou alguns indicadores das cooperativas, com ênfase no envolvimento dos jovens. “Hoje, 1% dos integrantes dos Conselhos Fiscal e de Administração nas cooperativas têm menos de 25 anos. O desafio deste momento é a integração desse pessoal novo com as gerações mais antigas, que construíram toda a história do cooperativismo. E o Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, está atento a importância dessa conexão, e trabalhando para isso”, avaliou. 

Robson Mafioletti, superintendente da Ocepar, lembrou que muitas lideranças atuais do cooperativismo tiveram sua origem nos comitês jovens. “O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, também se engajou no cooperativismo ainda jovem. Espero encontrar nos conselhos das cooperativas muitos de vocês”, contou. 

A analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Divani Ferreira, apresentou alguns indicadores que revelam o crescimento da participação dos jovens nas cooperativas em todo o Brasil. Um movimento que começou a partir da referência paranaense, segundo Divani. “Hoje temos 11 comitês estaduais no Geração C [comitê composto por jovens cooperativistas], se desdobrando também em comitês nas suas cooperativas. Este movimento, que nasceu lá atrás no 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, buscou inspiração nas referências aqui do Paraná pra desenvolver o manual de implantação de comitês de jovens nas cooperativas. O Paraná saiu à frente, neste tema, e por isso foi uma referência importante em nosso trabalho”, pontuou. 

Após a abertura com as lideranças, a relações públicas e palestrante, Thais Jerônimo, e o publicitário Moisés Tavares, conduziram uma atividade com o tema “Cooperando com inteligência”. A programação do primeiro dia foi encerrada com uma apresentação de dança e um jantar de confraternização, com música ao vivo. 

Para a coordenadora de Cooperativismo do Sistema Ocepar, Eliane Festa, o principal propósito, ao organizar esta edição do evento, foi levar aos jovens a reflexão proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), ao declarar 2025 como o ano internacional das cooperativas. “Quando a gente adota o lema ‘cooperativas constroem um mundo melhor’, é possível perceber que a sua cooperativa realmente está fazendo diferença para a economia e para o desenvolvimento das pessoas. Onde existe cooperativa, existe um IDH mais alto. Então, quisemos trazer essa reflexão para a juventude, assim, eles conseguem vir para esse evento e perceber o quanto a gente está na essência daquilo que a ONU está propondo.” 

Mais

O Cooperlíder Jovem continua na manhã desta quinta-feira (24/07). A programação contempla a realização do workshop “Impacto jovem para um mundo melhor”, com profissionais da Escola da Criatividade, de Curitiba, além do Momento Geração C e de uma apresentação da Juventude Conectada Cresol. As atividades encerram às 13h.

FOTOS: Fernando Dias

Conteúdos Relacionados