DIA DO COOPERATIVISMO III: Cooperativas envolvem 2,2 mi de pessoas no PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O dia internacional do cooperativismo - comemorado no último sábado (04/07) por 800 milhões de pessoas envolvidas no setor em todo o mundo - desperta ainda mais atenção para o Paraná, Estado em que a atividade já é a segunda mais importante da economia. Atrás apenas do setor de comunicação e com faturamento de R$ 25 bilhões em 2008, o cooperativismo paranaense conta com 500 mil associados e envolve cerca de 2,2 milhões pessoas, o equivalente a 22% da população do Estado.
Estratégico - Para o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, o setor se tornou estratégico com a crise mundial. "Na concessão de financiamento, houve uma retirada dos bancos comerciais da economia. As cooperativas passaram, então, a fazer o financiamento de insumos, em caráter de urgência, e também de crédito aos produtores", afirma Koslovski. A Ocepar representa 238 cooperativas do Estado.
Crédito - Em todo o Brasil, o crédito concedido por cooperativas representa cerca de 2% do total, mas em municípios do noroeste, oeste e sudoeste do Paraná, chegam a responder por 15%, segundo o presidente do Ocepar. "Conquistamos mercado com a crise porque nossa atuação está na ponta final, na região do produtor", ressalta Koslovski.
Trabalho - O setor também cresceu na oferta de trabalho. Em 2001, as cooperativas paranaenses empregavam 30 mil pessoas. Em 2008, o número de funcionários passou para 55 mil.
Industrialização - As cooperativas também conquistaram espaço na indústria: 38% do processamento da produção agropecuária paranaense é feito pelo setor. Com o foco na industrialização, a Cocamar espera repetir em 2009 os resultados de 2008, quando registrou o faturamento recorde de R$ 1,378 milhão. "Por causa da frustração de safra e do crescimento de alguns custos, como salários e preços controlados, sabemos que não vamos crescer em relação a 2008. Nossa meta é, no mínimo, alcançar o resultado do ano passado", afirma o vice-presidente José Fernandes Jardim Junior. A Cocamar conta com 6 mil cooperados e emprega 1,9 mil pessoas.
Ponto fundamental - A industrialização é um dos pontos fundamentais na conquista de mercado pela cooperativa. "Anteriormente, as multinacionais industrializavam a produção agrícola e vendiam no mercado interno. Hoje, pela organização das cooperativas, competimos nesse mercado", analisa Jardim. A Cocamar pretende direcionar entre 80% e 90% da sua produção para o mercado doméstico, no abastecimento dos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (Diário do Norte do Paraná)