Diretoria da Ocepar aprova registro de 14 cooperativas do Sistema Cresol

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a participação de representantes das diretorias da Ocepar e da Fecoopar, de forma presencial e online, foi realizada na tarde desta quinta-feira (15/5) a 25ª reunião da diretoria da Ocepar  e a 13ª reunião da diretoria da Fecoopar. O primeiro item da pauta foi a aprovação do registro de 14 cooperativas singulares da Cresol, com sedes nas cidades de Medianeira, Realeza, Guarapuava, União da Vitória, Toledo, Chopinzinho, Londrina, Dois Vizinhos, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Francisco Beltrão, São João do Triunfo, Coronel Vivida e Ivaiporã.

O assunto de registro dessas novas cooperativas, foi conduzido pelo presidente da Ocepar e da Fecoopar, José Roberto Ricken, que convidou o presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, para falar sobre as tratativas de interesse de registro na Ocepar. Thomé fez uma rápida apresentação sobre a central, fundada em Francisco Beltrão, em 24 de junho de 1995, que atualmente possui 1 milhão de cooperados, 95 cooperativas espalhadas por todo o território nacional. “No Paraná, somos 14 cooperativas singulares, com 246 mil cooperados e 250 unidades, incluindo sedes administrativas, salas de negócios e agências”, lembrou o dirigente.

Thomé agradeceu, em nome de todos os presidentes das cooperativas singulares, pela aprovação do registro, e afirmou que elas vêm para somar ao Sistema Ocepar. O presidente Ricken destacou que este é “um momento histórico de poder realizar esse registro de uma só vez, de um número expressivo de cooperativas Cresol, como já aconteceu anteriormente com a central. Juntos somos mais fortes, sempre!”, frisou.

Na ocasião, também foram aprovados os registros de mais duas cooperativas: a Cooperbel - Cooperativa Beltronense de Transportes e a Copaer - Cooperativa Paranaense de Energia Elétrica Renovável, ambas com sede em Francisco Beltrão. Com esses 16 novos registros, o sistema passa a contar com 241 cooperativas registradas.

O presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, ressaltou que o registro das cooperativas singulares do sistema Cresol “fortalece tanto a Ocepar quanto o cooperativismo, pela representatividade que elas têm no interior do Paraná”. Outros diretores também destacaram a importância dessa iniciativa, conduzida pelo presidente Ricken.

Em seguida, Ricken apresentou aos diretores o novo organograma do Sistema Ocepar, com destaque para as novas indicações e homologações pelo Sescoop/PR: a nomeação de José Ronkoski como superintendente do Sescoop/PR e de Josiane Soares da Luz para a Gerência Administrativa, Diego Alves Porfírio, como coordenador de Tecnologia da Informação (T.I.) além de outros cargos de coordenação.

O superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, fez um relato sobre as ações da entidade relacionadas às negociações salariais e ao apoio técnico no acompanhamento junto às cooperativas, especialmente nas questões de ruídos, fiscalização e manutenção de silos. “A Fecoopar disponibiliza consultoria especializada com o profissional Enoque Gomes da Silva, engenheiro de Segurança do Trabalho, para auxiliar com orientações específicas de acordo com o que exige a legislação”, frisou Nelson.

A reunião contou também com a presença do ex-presidente da Ocepar, Wilson Thiesen, e abordou outros itens da pauta, como a apresentação do balancete até 30/4; negociações salariais das cooperativas; o Programa Internacional dos Presidentes em Valência, Espanha; o relatório sobre a ExpoApras 2025; a Cooperação Técnica e Institucional com a OCB/Acre; e a devolutiva dos assuntos da diretoria, com destaque para o Plano Safra e principalmente para o avanço nas discussões sobre alianças estratégicas e intercooperação. A reunião encerrou com as manifestações individuais de todos os diretores da Ocepar e da Fecoopar. (Sistema Ocepar)

Conteúdos Relacionados