EDUCAÇÃO: Parceria com Sicredi instiga conhecimento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Integrando desde o ano passado o programa ''A União Faz a Vida'', do Sistema de Cooperativas de Crédito Sicredi, a Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, em Londrina, está animada com a nova parceria. Reuniões e assessorias pedagógicas fazem parte das ações que buscam construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional. As escolas municipais Bento Munhoz da Rocha Neto, no distrito de Lerroville, e John Kennedy, no distrito de Guaravera, também fazem parte do programa, que desde 2008 está em atuação em vários municípios do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.

Ano Internacional - No Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expectativa é que quase 40 mil estudantes paranaenses conheçam um pouco mais destes temas por meio de ações socioambientais por todo o Estado, incluindo ações do Cooperjovem - que faz parte do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop-PR).

Feira de ciências - Em 2011, aproveitando o mascote do programa, que é uma abelha, os alunos do Maria Irene Vicentini Theodoro fizeram uma feira de ciências tendo como enfoque a produção de mel e o trabalho coletivo das abelhas. Neste ano, uma pesquisa interdisciplinar sobre o ciclo da água, o Rio Tibagi e os índios deverá movimentar a escola e instigar o conhecimento. ''Está sendo muito interessante essa parceria e também realizamos ações sociais em conjunto, como a arrecadação de leite que fizemos recentemente para uma instituição do bairro'', conta a diretora Deise Macedo Reis Cavalcanti. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados