Encontro de Núcleos reúne 79 lideranças do Sudoeste em Pato Branco
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
A cooperativa Sicredi Soma, recebeu em sua sede, em Pato Branco, nessa terça-feira (14/10), a segunda reunião da série de quatro Encontros dos Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar. Participaram 79 integrantes de 16 cooperativas da região Sudoeste, dos ramos agropecuário, crédito, consumo e transporte.
Durante a abertura da reunião, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, frisou a importância das alianças, sobretudo neste momento de desafios econômicos mundiais. “Temos um imenso potencial de realizar ações conjuntas, de fazer alianças, independentemente de ramo. Passei 42 dias ouvindo inicialmente as cooperativas agropecuárias. Surgiram 92 sugestões do que pode ficar ainda melhor. Faremos esse mesmo exercício com todos os ramos e reforço que esse nosso encontro de hoje também tem essa finalidade, de que cada cooperativa possa dar a sua contribuição”, disse Ricken.
A reunião tratou de temas como segurança de armazenamento, gestão de risco de imagem e atuação do programa de educação política para a próxima eleição. “Nós vamos apoiar quem nos prestigia no Congresso Nacional. Os parlamentares que estão comprometidos com nossas causas nas Frentes Parlamentares da Agropecuária (FPA) e do Cooperativismo (Frencoop) merecem o nosso apoio e nós temos que saber retribuir”, ressaltou, lembrando a parceria da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, que estará presente em toda a rodada de reuniões de núcleos.
A secretária está apresentando aos cooperativistas o selo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres. A iniciativa é um reconhecimento para instituições que promovem ambientes seguros, igualitários e livres de violência. São quatro categorias – bronze, prata, ouro e platina – para reconhecer empresas e cooperativas que tenham boas práticas voltadas à segurança das mulheres.
“O selo ABNT de Boas Práticas cia ambientes mais inclusivos e seguros, fortalece a reputação e atrai talentos. Além disso, está alinhado às metas globais da Agenda 2030 e promove iniciativas que ajudam a reduzir a violência e a promover a igualdade, criando um ciclo de progresso e prosperidade. Por isso a adesão das cooperativas é tão importante”, frisou Dal Ponte.
O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, disponibilizou a estrutura do município para a realização do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses de 2026. “A gente fica muito feliz em receber tantas lideranças do estado, que são muito representativas e que contribuem de uma forma tão determinante para o desenvolvimento da região”, afirmou.
O encontro dessa terça-feira contou também com as presenças do coordenador do Núcleo Sudoeste e presidente da Sicredi Soma, Clemente Renosto; do vice-coordenador do Núcleo e presidente da Coprossel, Paulo Pinto; do conselheiro fiscal da Ocepar e diretor-executivo da cooperativa Tradição, Fernando Tonus, e do conselheiro fiscal da Fecoopar e presidente da Camisc, Nelson de Bortoli.
A segunda rodada anual dos Encontros de Núcleos Cooperativos teve início na segunda-feira, em Guarapuava, e seguirão para Ubiratã, na quarta-feira (15/10), onde será realizada na Coagru. Na quinta-feira (16/10), os trabalhos serão concluídos em Cascavel (16/10), com a Cotriguaçu como anfitriã. Participaram das duas primeiras reuniões, 159 lideranças de 31 cooperativas dos ramos agro, crédito, saúde, infraestrutura e consumo.
FOTOS: Assessoria de Comunicação Sicredi Soma