Superintendente do Sistema OCB destaca atuação do cooperativismo paranaense
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Durante a abertura do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, em Curitiba (Paraná), nesta sexta-feira (29/11), a superintendente do Sistema das Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, reconheceu e parabenizou a relevância e referência do cooperativismo do estado no cenário nacional.
“Eu não poderia deixar de vir aqui para reconhecer, em nome do cooperativismo nacional, o quanto o cooperativismo do Paraná nos orgulha. Vocês são referência e fazem toda a diferença na vida das pessoas, regiões e comunidades onde se desenvolvem as nossas cooperativas”, afirma ela, que parabenizou o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, e todo o sistema pelo trabalho que desenvolve.
Cumprimentando cada cooperativista paranaense, em nome de um dos homenageados do encontro, Jorge Karl, ex-presidente da cooperativa Agrária, a representante da OCB completa que “todos merecem aplausos e homenagens do Sistema Nacional”.
Segundo ela, o esforço de cada um é retribuído na OCB com muito trabalho, profissionalismo e defesa junto aos poderes legislativo, executivo e judiciário, para que os riscos que impactam à vida e atividades dos cooperados e cooperativas sejam minimizados. “É com esse espírito de estarmos atentos a tudo o que acontece é que a gente apresenta algumas agendas, principalmente no Congresso Nacional”, diz Zanella.
Representação
Dentro dessas agendas, a superintendente da OCB, destaca a aprovação, na Câmara de Deputados, nesta semana, do projeto que regulamenta produção de bioinsumos agrícolas, de muita importância às cooperativas do país; e o Marco Temporal. Essas foram conquistas importantes, mas, segundo ela, com certeza a pauta do ano foi a Reforma Tributária.
“Talvez muitos de nós não acreditávamos, mas a Reforma aconteceu e a OCB, junto com a Ocepar, estava lá para fazer a defesa daquilo que é essencial para a nossa atividade, que é o nosso Ato Cooperativo”, ressalta Tânia. Essa defesa, como reforça ainda a representante da OCB, foi feita com apoio do “protagonismo, presença, alinhamento e aliamento dos parlamentares das Frentes do Cooperativismo e da Agricultura”.
Pela Frencoop, ainda durante a abertura do encontro paranaense, Tânia Zanella, destacou o trabalho do presidente, deputado Pedro Lupion, também homenageado do dia, e quem, segundo ela, “tem muito de cooperativismo em sua atuação”.
Sustentabilidade
Lembrando que, no próximo ano, o Brasil será sede da COP, a superintende da OCB, Tânia Zanella, convoca as cooperativas paranaenses a mostrarem ao país e ao mundo o trabalho que fazem tão bem em prol do meio ambiente.
“A gente precisa estar, além do tempo, para apresentar o que as cooperativas estão fazendo diferença quanto o tema é sustentabilidade. Aqui está, inclusive, a Cocamar que já foi case na COP em Dubai. Como temos falado, o cooperativismo, para além de ser social e economicamente sustentável, ele precisa ser ambientalmente correto. E a gente não tem dúvida de que faz isso muito bem”, completa Tânia.
Convocação
Ao concluir sua fala, Tânia Zanella reforça que, no país, os cooperativistas representam 23 milhões de brasileiros e o cooperativismo movimenta R$ 600 bilhões e gera 600 mil empregos diretos.
“Temos muita força e essa foi reconhecida, pela 2ª vez consecutiva pela ONU, que declarou, pela segunda vez, 2025 como o Ano Internacional do Cooperativismo. Então, essa é uma oportunidade no Brasil e no mundo, para que mostremos nossa diferença e como mudamos as vidas das pessoas. Não temos apenas modelo econômico, temos histórias de vida e precisamos mostrar como pode e faz a diferença”, conclui a superintendente do sistema OCB.
FOTOS: Cassiano Rosário