Featured

Entidades e lideranças prestam homenagem a Guntolf Van Kaick, ex-presidente da Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

Para enaltecer o legado e a memória do ex-presidente do Sistema Ocepar, Guntolf Van Kaick, diversas lideranças cooperativistas e entidades publicaram homenagens em sites e redes sociais. Van Kaick faleceu no último domingo (29/06), aos 90 anos.

A Coamo Cooperativa Agroindustrial afirmou, em nota direcionada à família e assinada pelo presidente do Conselho da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, “sua dedicação ao Cooperativismo nos deixa um belíssimo modelo profissional, pelo talento, determinação, ética, credibilidade e coragem em exercer sua profissão. Que Deus o receba de braços abertos, e esteja junto a vocês amparando e confortando os corações para que possam prosseguir a jornada da vida”.

A Integrada Cooperativa Agroindustrial disse “Van Kaick foi o primeiro presidente do Sistema Ocepar, liderança fundamental para a construção e consolidação do cooperativismo paranaense, tendo presidido a entidade por quatro gestões. Sua trajetória deixa um legado marcante de dedicação, autenticidade e compromisso com os ideais cooperativistas. Aos familiares e amigos, manifestamos nossos sentimentos e solidariedade. Seu exemplo permanecerá vivo na história do cooperativismo.”

A Cooperval Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí disse, em nota, “É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-presidente da Ocepar, Sr. Guntolf van Kaick, cuja vida toda foi dedicada ao Cooperativismo. Sem encontrarmos palavras de consolo para o momento expressamos, através da presente, os nossos mais profundos sentimentos de pesar. Que Deus os console neste momento tão difícil e receba o Sr. Guntolf em seus braços para o descanso eterno. Recebam nossas condolências”. O documento foi assinado pelo diretor presidente, Fernado Fernandes Nardine, e pelo diretor secretário, Jorge Dias Siqueira.

A Coprossel Cooperativa também manifestou solidariedade. “É com profundo pesar que recebemos a informação do falecimento do Sr. Guntolf Van Raick, primeiro presidente da OCEPAR, dessa instituição que tão bem representa o cooperativismo paranaense. Dedicando grande parte da sua vida ao cooperativismo, contribuiu significativamente para que a OCEPAR se tornasse uma instituição tão relevante como é hoje. Sua dedicação será sempre lembrada com carinho e respeito por todos nós. A nossa mais sincera solidariedade à família Raick e a toda família OCEPAR”. A carta é assinada pelo presidente da Cooperativa de Produtores de Sementes Coprosel, Paulo Pinto de Oliveira Filho.

O Sistema OCB de Pernambuco também escreveu uma nota de pêsames. “O Sistema OCB/PE lamenta, profundamente, o falecimento do Sr. Guntolf Van Kaick, agrônomo, administrador e um dos principais nomes envolvidos com o movimento cooperativista no Paraná, desde 1960. Foi o primeiro presidente do Sistema Ocepar, trabalhando ativamente em prol das cooperativas paranaenses por quatro mandatos. Sua atuação contribuiu, significativamente, para a estruturação do cooperativismo no Paraná e para dar à Ocepar uma projeção nacional. Que os familiares e amigos possam encontrar, na fé, a força necessária para seguir com a certeza de que seu legado jamais será esquecido”.

O Sistema Cooperativo do Ceará também se manifestou. “O Sistema OCB/CE lamenta profundamente o falecimento de Guntolf van Kaick, primeiro presidente do Sistema Ocepar, ocorrido no dia 29 de junho de 2025, aos 90 anos. Reconhecido por sua liderança visionária e dedicação exemplar, van Kaick foi fundamental para a consolidação e o fortalecimento do cooperativismo no Paraná, deixando um legado de profissionalismo e compromisso que inspira todo o setor cooperativista brasileiro. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e com todas as cooperativas paranaenses, desejando-lhes força e conforto. A história e o legado de van Kaick permanecerão eternizados como exemplo de empenho e amor ao cooperativismo”. A nota é assinada pelo presidente João Nicédio Alves Nogueira.

O Sistema OCB do Mato Grosso postou homenagem em suas redes sociais. “O Sistema OCB/MT lamenta profundamente a perda de uma grande referência do cooperativismo e se solidariza com os familiares e amigos neste momento de dor.”

A Sistema Estadual de Agricultura do Paraná também lamentou o falecimento. “O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) manifesta profundo pesar e solidariedade à família, amigos e colegas de Guntolf van Kaick, referência no cooperativismo e grande parceiro da agricultura familiar no Paraná. Guntolf van Kaick foi o primeiro presidente eleito da Ocepar, instituição da qual se tornou um pilar desde sua fundação, em 2 de abril de 1971. Com liderança visionária, contribuiu decisivamente para consolidar o cooperativismo paranaense, integrando 34 cooperativas e estabelecendo um modelo de representação que gerou resultados no desenvolvimento rural. O Seagri reconhece sua dedicação, competência e sensibilidade ao longo dos anos, e agradece por seu legado que fortaleceu o setor agropecuário, especialmente a agricultura familiar. Sua ausência deixa profunda saudade, mas seu exemplo continuará inspirando a construção de uma agricultura mais justa e cooperativa.”

O ex-ministro da Agricultura, ex-presidente da ACI e OCB, Roberto Rodrigues, disse “o cooperativismo brasileiro está de luto. E eu perdi um grande amigo, um Mestre e um Conselheiro.”

O ex-presidente da Ocepar e ex-presidente da Frísia, Dick Carlos de Geus, escreveu “perdemos um grande amigo e cooperativista, sentiremos sua falta no sistema.”

A nota sobre o falecimento e o reconhecimento do legado de Van Kaick foram destaque no noticiário local, com publicações no portal Bem Paraná, jornal O Paraná, além de informativos nas rádios BandNews e CBN Curitiba. (Assessoria de imprensa Sistema Ocepar)

Conteúdos Relacionados