Estudantes de São Paulo conhecem o cooperativismo do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Graduandos dos cursos de Direito e Economia da Faculdade Belavista, de São Paulo, vieram ao Paraná para aprofundar o conhecimento sobre cooperativismo. Na manhã dessa quinta-feira (31/07), eles estiveram na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, para compreender o funcionamento das cooperativas do estado.
O grupo foi recebido pelo diretor secretário-geral da Ocepar e presidente da cooperativa Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio. “A primeira cooperativa do mundo surgiu em 1844, em Rochdale, na Inglaterra, em um momento de crise. Basearam o modelo de negócio em princípios que até hoje são universalmente aceitos”, contextualizou. Baggio forneceu explicações sobre o funcionamento de uma cooperativa, trouxe exemplos de atividades e reforçou a força que elas têm. “É um modelo de negócios que, ao longo de quase 200 anos, se revelou eficiente e pronto para enfrentar crises.”
Os estudantes aproveitaram o ambiente de interação para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o funcionamento das cooperativas. Após esse momento, a coordenadora de Economia e Mercado da Ocepar, Carolina Teodoro, realizou uma apresentação sobre o funcionamento do Sistema Ocepar.
“Um dos destaques do cooperativismo do Paraná é a união. Finalizamos 2024 com 227 cooperativas, mais de quatro milhões de cooperados e receita global de R$ 205,6 bilhões. No Sistema Ocepar, temos três entidades: a Ocepar, que faz a representação dos interesses, o Sescoop, responsável pelo desenvolvimento humano e monitoramento dos trabalhos, e a Fecoopar, que faz a representação sindical”, explicou.
Ainda no período da manhã, a programação dos alunos seguiu com visita à Central Sicredi, em Curitiba. Após, o grupo seguiu para um almoço em Palmeira, região dos Campos Gerais, com visita posterior à Cooperativa Witmarsum.
FOTOS: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar e Nathalia Vieira / Witmarsum