FÓRUM DOS PRESIDENTES I: Ações de intercooperação entre cooperativas serão mapeadas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar vai fazer um mapeamento das ações desenvolvidas de forma integrada entre as cooperativas paranaenses. Também serão realizadas reuniões locais e regionais, a partir de junho, para discutir a intercooperação entre as unidades que fazem parte do Sistema. Esses são os primeiros passos que serão dados a partir dos debates realizados no Fórum dos Presidentes de Cooperativas, promovido pela Ocepar nesta terça-feira (26/05) e quarta-feira (27/05), em Curitiba. Durante o evento, os participantes elaboram um documento com propostas a serem implementadas para fortalecer as parcerias de integração entre diferentes e mesmos ramos do cooperativismo.
Grupos - As estratégias foram definidas a partir do trabalho em grupo desenvolvido pelos 60 presidentes presentes ao Fórum, abrangendo quatro temas. O primeiro deles trata da "Atuação mais harmônica entre as cooperativas", que decidiu pelo mapeamento do quadro de intercooperação. "O objetivo é levantar o potencial existente nessa área e identificar a atuação de cada cooperativa", afirma o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski. "Nesse item, os nossos dirigentes também ressaltaram a importância do entendimento para a busca de escala objetivando competir no mercado interno e externo", acrescenta Koslovski.
Projetos comuns - Um outro grupo de trabalho definiu ações com o tema "Projetos Comuns". "Já existem mais de 130 iniciativas de ações conjuntas entre as cooperativas, nas áreas de logística, transporte e industrialização, entre outras. Dessa forma, a idéia é ver o que é possível fazer para evoluirmos nesse quesito. Nós vamos estudar formas de promover maior integração que resultem numa inserção maior das cooperativas no mercado interno e internacional", afirma o presidente da Ocepar. Ainda de acordo com ele, serão apoiados modelos de integração para facilitar as parcerias na área de fornecimento e recebimento de produtos, a exemplo do que ocorre no Coonagro (Consórcio Nacional Cooperativo Agropecuário), que reúne 21 cooperativas agropecuárias, e que fará a compra conjunta de insumos.
Plano PR Cooperativo - Fortalecer o planejamento individual das cooperativas e compartilhar serviços e sistema foram algumas das medidas propostas pelo grupo que trabalhou o tema "Plano PR Cooperativo 2020". "Também deveremos buscar atuação mais conjunta nas exportações", esclarece Koslovski. O quarto tema abordado durante o Fórum relaciona-se às cooperativas de crédito. Em relação a esse assunto, as propostas apresentadas foram: o estabelecimento de ações de fortalecimento das cooperativas de crédito como instrumentos de financiamento das atividades desenvolvidas pelas cooperativas agropecuárias.
Evolução - "Também ficou definido que devemos evoluir gradativamente no sentido de que a movimentação financeira das cooperativas de produção possam ser compartilhadas com as cooperativas de crédito", ressaltou o grupo de trabalho. Foi ainda destacada a importância das próprias cooperativas de crédito verem nos financiamentos das cooperativas agropecuárias uma oportunidade de crescimento. "Também foi proposta a realização de ações educativas e sócioambientais, em conjunto entre as cooperativas, para promover maior visibilidade do trabalho que o sistema realiza. A longo prazo, também deveremos trabalhar para viabilizar linhas de crédito destinadas a capitalizar as cooperativas de crédito", completa o presidente do Sistema Ocepar.