Fórum dos Presidentes reúne mais de 100 lideranças de cooperativas do Paraná
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
Com apresentação do cenário político-econômico do Brasil e do mundo, o Fórum dos Presidentes contou com a participação de mais de 100 lideranças cooperativistas do Paraná. Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (08/07), em Curitiba, os presidentes reuniram-se para acompanhar palestras de especialistas em cenários que impactam diretamente os negócios brasileiros.
Na abertura, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, reforçou a relevância do evento ao contribuir para projetos de intercooperação. "Ontem, tivemos um dia importante com as reuniões de diretoria do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e da Ocepar. Iniciamos tratativa em relação ao estímulo, integração e aliança entre nós. A gente tem esse pacote para o desenvolvimento. O cooperativismo no Paraná é referência. Podemos dar exemplo também de intercooperação, de alianças estratégicas. Ontem, entregamos aos diretores da Ocepar a primeira versão de estudo que vamos completar para os diferentes ramos", contou Ricken, reforçando que a ação integra um dos projetos do PRC300, que é o planejamento do cooperativismo paranaense, com o objetivo de construir cenário favorável para atuação das cooperativas do estado.
Programação
A primeira palestra foi realizada pelo economista e consultor da 4Intelligence, Juan Jensen. Para ele, oportunidades como essa são fundamentais para alavancar resultados. "As pessoas que aqui estão são os tomadores de decisão, então são os presidentes das cooperativas, das maiores cooperativas do Estado, então eles tomam decisão e tomam essa decisão diariamente. Estar bem fundamentado com o quadro econômico, com o quadro político que está acontecendo lá fora e o que está acontecendo aqui dentro é fundamental é para tomar a decisão melhor embasado, com o melhor entendimento técnico. Isso é fundamental para que de fato a decisão seja certeira."
Após, foi realizado um painel com o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Marcel Moreira, com mediação do diretor secretário da Ocepar e coordenador do ramo agro da OCB, Luiz Roberto Baggio.
O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, falou sobre projetos do governo para garantir que o setor produtivo possa continuar crescendo. "Queremos trabalhar junto com vocês para que a gente possa ter mais investimentos aqui no estado."
O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, prestigiou o evento. Ao lado dos secretários estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e da Agricultura, Marcio Nunes, o presidente Ricken assinou uma carta compromisso para garantir às cooperativas o selo de boas práticas no combate à violência contra mulher e, também, o documento que assegura a implantação das Cooperativas Escola em 20 colégios agrícolas do Paraná. O momento contou com a presença do diretor da Secretaria de Estado da Educação, Anderfabio Oliveira dos Santos, e do coordenador dos colégios agrícolas na pasta, Renado Gondin.
Piana enalteceu a importância do evento. "As cooperativas merecem o nosso respeito, como eu disse ontem [na sessão solene realizada no Palácio Iguaçu, nessa segunda-feira (07/08)]. As cooperativas fazem acontecer as coisas no nosso estado. Nós somos o supermercado do mundo; somos graças ao trabalho e atuação das cooperativas. Então, estou aqui com muito orgulho. Vamos assinar a transformação das escolas agrícolas em cooperativas, o que vai ajudar muito a nossa gurizada, transformando esses alunos em futuros cooperados e com certeza isso vai ajudar muito o nosso estado."
FOTOS: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar