Governo e Assembleia homenageiam Frísia e Ano do Cooperativismo com exposição

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cooperativa Frísia e o Sistema Ocepar serão homenageados pelo Governo do Estado do Paraná e a Assembleia Legislativa na segunda-feira (07/07), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A homenagem é pelos 100 anos de história da Frísia, a mais antiga cooperativa de produção do Paraná, e para o Ano Internacional do Cooperativismo, ambos em 2025, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento conta com uma exposição de imagens, que faz uma retrospectiva da história da Frísia e traz destaques do cooperativismo, em âmbito mundial, nacional e paranaense.

Para o governador em exercício Darci Piana, o cooperativismo é o método que permitiu a expansão agropecuária e agroindustrial do Paraná ao longo dos últimos anos. "Chegamos ao posto de quarta maior economia do Brasil, com a liderança na produção pecuária e protagonismo no setor agrícola, com o vigor dos nossos agricultores, cooperados e empresários. E também pelo papel da Frísia nesse processo. Abrir o Palácio Iguaçu para essa homenagem é uma honra para o Governo do Estado", diz.

Para o presidente da Frísia, Geraldo Slob, a homenagem e a exposição são gratificantes para a cooperativa, cooperados e colaboradores. Além disso, ela coroa todo o trabalho e a dedicação para a produção agropecuária e o desenvolvimento da sociedade. “Estamos muito felizes pelo evento. Imaginar que há 100 anos sete visionários começaram a nossa cooperativa em Carambeí, e vê-la como está hoje, nos enche de orgulho e nos prepara para mais um século de história”, conta.

Com cerca de 1,1 mil cooperados e 1,2 mil colaboradores, a Frísia é a mais antiga cooperativa de produção do Paraná e a segunda do Brasil, com atuação também no Tocantins. Em 2024, os cooperados produziram 362,2 milhões de litros de leite; 826,8 mil toneladas de grãos; 89 mil toneladas de produção florestal; e 27,9 mil toneladas de carne suína. 

O evento também celebra o Ano Internacional do Cooperativismo. Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, a ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas em reconhecimento ao papel transformador na construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.

“A declaração da ONU em 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas é uma oportunidade estratégica para impulsionar o cooperativismo e mostrar para a sociedade o que o setor representa para o desenvolvimento das comunidades e das pessoas”, afirma José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar.

Atualmente, o Sistema Ocepar representa mais de 240 cooperativas, dos ramos agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, consumo, e trabalho, produção de bens e serviços. São mais de 4,01 milhões de cooperados em todo o Paraná, com geração de 146 mil empregos diretos. Das 41 maiores empresas paranaenses listadas no ranking Época Negócios 360º, 16 são cooperativas. Em 130 municípios, as cooperativas são os principais negócios. No ano passado, a receita global das cooperativas do Paraná atingiu R$ 205,6 bilhões.

Depois do evento solene será aberta a exposição “Cooperativismo: história, legado e futuro”, alusiva aos 100 Anos da Frísia e ao Ano Internacional do Cooperativismo, no hall de entrada do Palácio Iguaçu, onde permanecerá por algumas semanas para visitação.

A homenagem integra o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, evento que acontece na terça-feira (08/07) e discute planos e ações para as cooperativas do Estado. Além da presença de Slob e Ricken, o evento tem confirmada a participação do governador em exercício Darci Piana, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, do presidente do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, entre outras lideranças do agronegócio. (Assessoria de Imprensa Frísia) 

Conteúdos Relacionados