Featured

Missão internacional mostra como o Japão alia tradição com inovação nas organizações

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

Um grupo formado por 18 profissionais das Organizações Estaduais do Paraná, Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte e do Sistema OCB iniciou, nessa segunda-feira (12/05), em Tóquio, a missão internacional Eleva Japão, com o tema "Inovação com propósito - conectando tradição e futuro cooperativista".  A iniciativa é do Sistema OCB, realizada por meio do Sescoop Nacional

A programação foi concebida para mostrar como as organizações japonesas equilibram com sucesso a tradição com a inovação e como essas lições podem inspirar e fortalecer o movimento cooperativo no Brasil.

As atividades se estendem até sexta-feira (18/05) e incluem palestras com especialistas de várias organizações que estão compartilhando suas percepções e experiências sobre inovação, cultura e liderança. O programa inclui ainda workshops, imersão cultural e trabalho de design colaborativo.

O grupo foi recepcionado por Christer Windelov e Aya Omoto, diretor e organizadora, respectivamente, desta primeira parte da missão. A analista de Gestão de Pessoas do Sistema OCB, Amanda Rolim, explicou que o Eleva é um programa realizado com o propósito de engajar as Organizações Nacional e Estaduais de Cooperativas (OCEs) no atingimento de diferentes metas, visando impulsionar o cooperativismo brasileiro, e que a missão ao Japão representa a valorização do trabalho promovido em 2024.

"O Japão é conhecido por sua disciplina e por unir tradição com inovação. Nosso modelo de negócios também é tradicional e está sempre inovando. Temos muito o que aprender com os japoneses. Nossa expectativa é muito positiva. Será um momento bacana de troca de experiências", afirmou na abertura.

Módulos
Ao todo, serão realizados seis módulos. Nessa segunda-feira (12/05), ocorreram os dois primeiros, que trataram sobre: Pilares culturais da inovação, com Rika Aoki, especialista do Grupo de Desenvolvimento do Setor Privado do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica); e Preservação de valores enquanto as mudanças são implementadas, com o presidente da Federação das Cooperativas de Trabalhadores do Japão (Workers Coop), Nobuhiro Furuma. Também foi realizado o workshop intitulado Explorando a colaboração. Os próximos módulos têm como temas: Sistemas e tecnologias inovadores; Liderança com propósito; Modelos de inovação e ecossistemas e Liderança japonesa e colaboração.

Visitas técnicas

O grupo também realizará duas visitas técnicas. Uma delas será na União das Cooperativas de Consumidores Japoneses (JCCU), fundada em março de 1951 e que atualmente possui cerca de 302 cooperativas e sindicatos de cooperativas de consumo filiadas, com um total de 30 milhões de membros. A JCCU é a maior organização de consumidores do Japão.

O grupo vai conhecer ainda a Federação Nacional das Associações de Cooperativas Agrícolas (Zen-Noh), uma das maiores organizações cooperativas do mundo, que representa os interesses de milhões de associados, entre agricultores e não agricultores, de 945 cooperativas japonesas com atuação em vários negócios, como produção de arroz, grãos, pecuária, materiais e máquinas agrícolas, entre outros.

Sistema Ocepar

Pelo Paraná, estão participando da missão os analistas Alexandre Amorim Monteiro, da Gerência de Desenvolvimento Técnico, Rodrigo Gandara Donini, da Gerência de Monitoramento e Consultoria, e Lucia Massae Suzukawa, da Coordenação de Comunicação e Marketing. (Comunicação Sistema Ocepar).

Conteúdos Relacionados