Featured

Missão internacional promove intercâmbio com organizações cooperativistas do Japão

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

A União das Cooperativas de Consumidores Japoneses (JCCU) e a Federação Nacional das Associações de Cooperativas Agrícolas (Zen-Noh) foram os dois locais visitados em Tóquio, nessa quinta-feira (15/05), pelo grupo de 18 profissionais do Sistema OCB e das Organizações Estaduais dos Estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Maranhão e Espirito Santo que participam da missão internacional Eleva Japão.

Na JCCU, os brasileiros foram recebidos pelo diretor de operações, Keiji Matsumoto, e por Haruyoshi Amano, do Departamento de Relações Internacionais.

Fundada em março de 1951, atualmente a União das Cooperativas de Consumidores Japoneses abrange mais de 300 cooperativas, com cerca de 30 milhões de cooperados e faturamento anual de mais de 3,7 trilhões de ienes. A JCCU é a maior organização de consumidores do Japão. Quarenta por cento de todos os residentes do Japão estão utilizando servicos das cooperativas ligadas à entidade.

Elas atuam com venda de alimentos e produtos do dia a dia, tanto em lojas físicas quanto por delivery, criação de produtos com a marca própria Coop, envolvimento em projetos sociais, como apoio à educação infantil e segurança alimentar. Também possuem iniciativas sustentáveis, como certificações ambientais e práticas ecológicas.

Na sede Zen-Noh, os brasileiros foram recebidos pelo vice-presidente da divisão de planejamento corpoativo, Takehiro Kato, pelo gerente senior de assuntos gerais, Takuo Ichiya, pelo gerente de promoção da Agricultura Inteligente, Murotani Gen, entre outros representantes da organização.

A Zen-Noh é uma das maiores organizações cooperativas do mundo, que representa os interesses de  milhões de associados, entre agricultores e não agricultores, de 841 cooperativas japonesas com atuação em vários negócios, como produção de arroz, grãos, pecuária, materiais e máquinas agricolas, entre outros. O volume de transações comerciais atingiu o montante de 4,9 trilhoes de ienes, segundo dados consolidados de 2023. A Zen-Noh também  realiza a coordenação de políticas para os membros do  Grupo de Cooperativistas Agricolas do Japão (JA), além da representação dos agricultores junto ao governo japonês. Fornece ainda treinamento e apoio técnico para cooperativas rurais. Mantém parcerias internacionais, uma delas com  a cooperativa paranaense Coamo, de Campo Mourão, que exporta milho para a Zen-Noh.

Missão

A missão internacional Eleva Japão iniciou na segunda-feira (13/05). O grupo retorna ao Brasil no sábado (17/05). A iniciativa é do Sistema OCB, realizada por meio do Sescoop Nacional.

A programação dos primeiros três dias  contemplou um curso intensivo, com  o objetivo de mostrar como as organizações japonesas equilibram com sucesso a tradição com a inovação e como essas lições podem inspirar e fortalecer o movimento cooperativo no Brasil. Foram realizadas  palestras com especialistas de várias organizações que  compartilharam suas percepções e experiências sobre inovação, cultura, liderança e cooperativismo.

O programa incluiu ainda workshops, imersão cultural e trabalho de design colaborativo. (Comunicação Sistema Ocepar)

Conteúdos Relacionados