Featured

Parlamentares reforçam compromisso com o cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

Nesta sexta-feira (29/11), durante a abertura do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaense, parlamentares federais que integram as frentes parlamentares da Agropecuária (FPA) e do Cooperativismo (Frencoop), além de deputados estaduais, comemoraram as conquistas alcançadas em 2024 e reforçaram o compromisso de seguir na defesa dos setores.  

 Na abertura do evento, o deputado federal Sergio Souza (MDB-PR), relator do projeto de lei 658/2021, que regulamenta e incentiva a produção de bioinsumos no país, aprovado na última quarta-feira (27/11), afirmou que o trabalho que o Sistema Ocepar desenvolve pelo programa de Educação Política, abraçado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), é exemplo prático de incentivo ao que diz o artigo primeiro da Constituição Federal.

“Todo poder emana do povo, que o exerce diretamente ou através de seus representantes. É o povo que decide, então, esse trabalho feito pela Ocepar de conscientização dos cooperados de que o voto tem esse poder faz com que a classe escolha pessoas que, de fato, representem suas causas, como, por exemplo, a preservação do Ato Cooperativo”, diz Souza.

Segundo ele, quando uma lei como a dos Bioinsumos é escrita, lá “você coloca que as cooperativas estão abrangidas como produtores rurais e que poderão ter suas fábricas próprias sem necessidade de registro, com Ato Cooperativo, sem tributação”. “Defendemos causas e são as causas de vocês, cooperados paranaenses”, completa.

O deputado federal Tião Medeiros (PP/PR) afirma que o Paraná é o Brasil que dá certo pelo modelo de gestão pública implantado, também pelo cooperativismo que já se expandiu para outros estados e países.

“Recentemente estive com o govenador de Roraima, que disse que visitou várias cooperativas do Paraná e concluiu que queria ter mais paranaenses naquele estado, principalmente porque são bons na produção agrícola, sabem trabalhar e são bons nas cooperativas”, conta Medeiros.

O deputado falou sobre os desafios dessa atuação já que nem todos têm o mesmo propósito. “Ataques vão se repetir, por isso temos que ter uma legislação que nos proteja”, completa.

A deputada federal licenciada Leandre Dal Ponte (PSD/PR), atual secretária de estado da Mulher e da Igualdade Racial, relembra que o dia é de celebração e reconhecimento. “Cada um de vocês fazem do Paraná um estado diferenciado”, diz ela se dirigindo a todos os cooperados presentes.

A secretária estadual destacou, em especial, a grande presença de mulheres no Encontro. Ao pedir que todas as presentes se levantassem, ela afirma: “não há nada mais poderoso. Isso é possível graças ao trabalho que a Ocepar está fazendo”.

“Quero agradecer a parceria. A diretoria da Ocepar está conosco, no desenvolvimento mais sustentável do estado e país, e na promoção da igualdade entre todas as pessoas”, completa.  

O deputado federal licenciado, atual secretário de Indústria e Comércio do estado do Paraná, Ricardo Barros, lembrou da tarefa que os secretários de estado desempenham, a pedido do governador, de desenvolver o interior. “Fazemos isso em programas como Asfalto Novo, Vida Nova e, agora, pelo Rota de Progresso, no qual as cooperativas são as grandes empreendedoras, em especial naqueles municípios de menor IDH”, afirma.

Parabenizando a diretoria da Ocepar pelo trabalho em prol do desenvolvimento do cooperativismo paranaense, Barros ainda lembra que o cooperativismo é o único modelo de negócio que investe sem pensar apenas em negócios. “É pela atuação das cooperativas que conseguimos equilibrar e, além da economia, desenvolver também os menores municípios e suas populações”, completa.

Barros diz que o cooperativismo está em seu DNA, pois seu avô foi o sócio número um da Cocamar e, ele, sócio fundador do Sicredi. “As cooperativas de crédito não podiam quase nada que os bancos podiam, quando começaram. Hoje, porém, podem quase tudo e vamos chegar lá. As cooperativas de Saúde também são muito importantes para o atendimento da população paranaense. Enfim, todos os ramos do cooperativismo estão de parabéns”, diz Barros.

O deputado federal pelo PSD-PR, Luiz Nishimori, ressaltou o sucesso e resultados do estado do Paraná, pela atual gestão, também parabenizou a diretoria da Ocepar e as lideranças das cooperativas do estado, pela atuação em prol do desenvolvimento.

“O cooperativismo é um movimento social e econômico que reúne as pessoas em resultados compartilhados. Onde todos cooperam, todos prosperam. Portanto, esse é o melhor sistema para se trabalhar”, diz.

Reafirmando seu orgulho em representar a classe, Nishimori ainda afirma que o cooperativismo paranaense é modelo e referência, em todas as áreas e ramos, para todo o país.

O parlamentar, que também integra a Frencoop, ainda parabenizou Jorge Karl e Pedro Lupion pelas homenagens recebidas com o Troféu Ocepar 2024; e ressaltou a atuação de Tânia Zanella na superintendência da OCB. Também parabenizou o deputado Sérgio Souza pela aprovação do projeto dos Bioinsumos.

“Eu tenho muito prazer e orgulho em representar o Paraná em Brasília. Desejo muito sucesso a todos vocês e parabéns pela grande festa que estamos tendo hoje aqui”, conclui.

Para o deputado federal Reinhold Stephanes Junior (PSD – PR), suplente em exercício, “o trabalho das cooperativas é o que move o país e precisa ser valorizado”.

“Ter uma bancada do Agro e do Cooperativismo no Paraná é muito bom e fico muito feliz em fazer parte. Além de trabalhar para aprovar boas leis, temos muita coisa a fazer, derrubando leis ruins que prejudicam, em especial, nossa atividade agropecuária no país”, afirma Júnior.

O deputado ainda parabenizou José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar,  e toda a diretoria da instituição pelo trabalho e reafirmou ser muito justa a homenagem feita a Jorge Karl pela atuação na Cooperativa Agrária e por liderar o processo de intercooperação que resultou na Maltaria Campos Gerais. “Também é muito justa a homenagem ao Pedro Lupion pela atuação na FPA e na Frencoop”, destacou o parlamentar. 

Estaduais

Representando os deputados estaduais do Paraná, Antônio Anibelli Neto (MDB PR), afirma que, ao ver tantos parlamentares reunidos nesse encontro estadual do cooperativismo, ele percebe que a luta vale a pena. “Essa união é a essência do cooperativismo. Fazemos o enfrentamento e valorizamos todos aqueles que defendem a agropecuária do Paraná”, diz.

Ele, que está em seu quarto mandato no legislativo do estado, ainda saudou os secretários de estado da Fazenda, Norberto Ortigara, e da Agricultura, Natalino Avance de Souza, além do diretor presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins, presentes ao evento, pela regulamentação do “Passaporte Equestre” (Lei nº 20.962/2022) e pelo novo sistema de emissão digital da Guia de Trânsito Animal (GTA) de equídeos (asininos, equinos e muares).

“Também parabenizo o poder executivo por ter enviado à Assembleia a questão do licenciamento ambiental moderno. Queremos melhorar esse projeto e, por isso, apresentamos oito emendas para que esse projeto possa ser mais objetivo e claro, para facilitar ainda mais a vida das pessoas que queiram empreender no Paraná”, conclui o deputado estadual que garante que todas essas iniciativas impactam positivamente no cooperativismo paranaense.

Conteúdos Relacionados