Sistema Ocepar inaugura novo auditório, moderno, confortável e acessível
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
Com 400 metros quadrados e 152 lugares, foi inaugurado, na sexta-feira (12/12), o novo auditório do Sistema Ocepar. O espaço passou por uma reforma completa esse ano, garantindo mais conforto e acessibilidade, com poltronas amplas, rampas de acesso e lugares para cadeiras de rodas.
O investimento foi feito em comemoração ao Ano Internacional do Cooperativismo, celebrado em 2025 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). E, também, para deixar tudo pronto para o aniversário de 55 anos da Ocepar, que serão completados no início de 2026.
“Nós fizemos uma reforma do nosso auditório com o que tem de melhor de tecnologia e comunicação. Isso é para atender melhor as nossas 255 cooperativas”, destacou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “É uma alegria muito grande nesse momento nós podermos comemorar o Ano Internacional do Cooperativismo com a inauguração desse espeço especial para o cooperativismo do Paraná”.
O superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, informou que o trabalho de reforma e modernização do auditório foi feito ao longo dos últimos seis meses. Ele agradeceu a toda a equipe envolvida no processo e apresentou um vídeo com o detalhamento das melhorias.
A força das cooperativas
O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, disse que fez questão de comparecer à inauguração por considerá-la muito importante. “É um investimento que parece ser simples, mas é para acolher as pessoas, trazer para cá os cidadãos cooperativistas, os dirigentes, as cooperativas, oferecer melhores condições para realizar capacitações e treinamentos. E, também, pensar o futuro do enfrentamento dos nossos desafios”, destacou Ortigara. Ele reforçou a força das cooperativas e disse que o Paraná tem um respeito muito grande pelo cooperativismo. O secretário falou também sobre o momento econômico. Vivemos um bom momento. “Tivemos um ano desafiador, mas que acaba bem. Mesmo num ambiente hostil, de desequilíbrio entre custo e preço e altos custos para investimentos, estamos encerrando o ano bastante razoável”, frisou.
O deputado estadual Fábio Oliveira destacou o papel das cooperativas na agregação e valor da produção fazendo referência ao fato de 50% das cooperativas do estado serem agroindústrias. Oliveira lembrou também do trabalho em parceria com as cooperativas para viabilizar a conectividade no campo. “Aqui nesse auditório nós fizemos uma audiência pública falando de conectividade no campo. Aqui se começou falar pela primeira vez em conectividade rural e hoje, através do trabalho do secretário Ortigara, temos uma lei que foi aprovada na Assembleia Legislativa, que se chama Conecta Paraná que no início de 2026 já vai sair do papel e vai beneficiar a primeira região aqui do Paraná e a Ocepar faz parte disso.
O diretor superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta, parabenizou a Ocepar pelo novo auditório e agradeceu à diretoria e aos colaboradores da entidade por estarem emprestando o Ricken para ser presidente do Conselho do Sebrae. “O Ricken tem conduzido o Sebrae de uma forma muito dinâmica, da mesma maneira que ele faz aqui na Ocepar, para que a gente consiga trazer os melhores resultados para o Paraná”, frisou.
O diretor presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, em seu pronunciamento, falou sobre o início do trabalho com o ramo da saúde do cooperativismo. “Assim como atendemos as cooperativas do agronegócio, vamos conseguir atender as cooperativas de saúde”, informou. Falou também sobre os atendimentos por meio do Fdic Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais - Fundo de Investimento em Direitos Creditórios). “Estamos finalizando os Fdic-Fiagro. Hoje foram atendidas mais umas seis empresas, sendo quatro cooperativas e duas integradoras. Vamos finalizar esse ano com mais de R$ 2 bi de investimentos”, disse.
União
Luiz Roberto Baggio, secretário geral Ocepar, falou sobre o trabalho da instituição em alinhamento com as demandas das cooperativas. Destacou o contexto de união do cooperativismo paranaense junto ao Executivo e a evolução da infraestrutura do estado. “A infraestrutura está evoluindo de acordo com as necessidades das cooperativas e isso nos impulsiona”, frisou. “Também evoluímos em governança e profissionalismo, completou.
O vice-governador Darci Piana encerrou a solenidade parabenizando a Ocepar pela reinauguração do auditório. Ele fez referência às tantas decisões importantes ali já tomadas. “Este espaço já serviu para tantas decisões importantes e, com certeza, vai continuar servindo para outras. “Como presidente da Fecomércio quero reforçar aqui que se o agronegócio vai bem, o comércio também vai bem”, destacou. Piana também lembrou de Guntolf van Kaick, primeiro presidente da Ocepar. Dirigindo-se ao filho Guntolf van Kaick Junior, presente na cerimômia, o vice-governador falou sobre as tantas oportunidades em que estiveram juntos trabalhando pelo Paraná. “Agora, mais do que no passado, o governo do Estado se aliou definitivamente às cooperativas entendendo que, se as cooperativas puderem, vão produzir mais e exportar mais e, com valor agregado”, finalizou.
A inauguração contou também com as presenças dos diretores da Ocepar, Alexandre Bley, Clemente Renosto, João Francisco Sanches e Manfred Desenbrock. A conselheira administrativa do Sescoop, Fabiane Bérchi, e os titulares do conselho fiscal: Agnel Vaclavóviski e Paula Benedito e o conselheiro fiscal suplente do Sescoop, Guilherme Grein. Participaram, de forma virtual, o vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado federal Sergio Souza, e os diretores da Ocepar Adam Stemmer, Eloi Podkowa e Wellington Ferreira.
Inovações
Além da reforma do espaço, o auditório também passou a contar com novos recursos tecnológicos. A sala de controle tem equipamentos que auxiliam na transmissão e na gravação dos eventos. São quatro câmeras em pontos estratégicos para mostrar todos os detalhes. E um telão de LED em 4K assegura ainda mais qualidade às apresentações. Toda a infraestrutura de luz e de som foi renovada.
O auditório foi inaugurado pela primeira vez em 1986, junto com o atual prédio sede do Sistema Ocepar. Passou por uma primeira reforma em 2006 e agora, em 2025. O projeto atual é da arquiteta Mariana Sollami. A iluminação é da designer Ana Balbinotti, e a montagem de áudio é da CGC Áudio Técnica.
FOTOS: Albari Rosa