Takeki Nishiyama lamenta morte de Guntolf van Kaick e Wilson Thiesen
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em 2 de abril de 1971, na sede da Agro-mate (Associação das Cooperativas de Erva Mate), em Curitiba, ocorria a assembleia de constituição da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Naquela ocasião histórica, Takeki Nishiyama foi o escolhido para a função de secretário ad hoc, responsável por redigir a Ata de Constituição da Ocepar. Esta assembleia contou com a presença de 86 lideranças e profissionais de 34 cooperativas paranaenses.
"O então presidente da União das Cooperativas do Estado do Paraná (Ucepar), Keimpe van der Meer, foi eleito por aclamação para presidir a assembleia e me convidou para secretariá-lo durante a sessão e redigir a respectiva ata", conta Nishiyama com orgulho. Nesta assembleia, foi eleito para ser o primeiro presidente da Ocepar, Guntolf van Kaick.
Residente em Londrina, Norte do Paraná, Nishiyama enviou recentemente uma correspondência ao Sistema Ocepar, expressando seu pesar pelos falecimentos de Guntolf van Kaick (29/06) e Wilson Thiesen (07/07), noticiados pelo Informe Paraná Cooperativo.
"Foram dois baluartes do cooperativismo paranaense e exemplos para o cooperativismo brasileiro", destacou. Ele ressaltou a "luta obstinada, a dedicação e a sabedoria" com que ambos atuaram como presidentes da Ocepar, "agindo com desprendimento, gestão eficiente e inteligência para forjar, estruturar e consolidar o verdadeiro cooperativismo no Estado do Paraná".
Nishiyama recorda sua trajetória ao lado dessas lideranças. Trabalhou com Guntolf van Kaick na Cooperativa Agrícola de Cotia, onde o conheceu em 1964. "Sempre mantivemos uma ligação forte e amigável, tanto nas reuniões mensais da diretoria, da qual fiz parte como conselheiro fiscal da Ocepar entre 1981 e 1984, quanto na Associação de Orientação das Cooperativas Paranaenses (Assocep), entre 1971 e 1973". Já com Wilson Thiesen, a parceria teve início na fundação da Ocepar, em 1971, e se estendeu à Associação Paranaense de Produtores de Sementes e Mudas (Apasem), onde Nishiyama atuou como diretor-secretário durante a presidência de Thiesen.
“Eu, como todos os cooperativistas, sentirei falta da forma humana e amável com que tanto van Kaick como Thiesen, tratavam as pessoas e os assuntos ligados ao cooperativismo paranaense. Sem dúvida, ambos deixaram suas marcas e características. A minha reverência profundo às famílias de meus dois inesquecíveis amigos, a Ocepar e sua diretoria”, lamentou Takeki Nishiyama.
Num dos únicos registros fotográficos da assembleia de constituição da Ocepar, 2 de abril de 1971, aparecem: Takeki Nishiyama, Wilson Thiesen, Guntolf van Kaick e Yoneju Tsunoda. Já na foto mais recente, produzida pelo fotógrafo Gustavo Carneiro do jornal Folha de Londrina, Takeki Nishiyama aparece junto da Máquina de Arroz Londrina, estabelecimento que deu origem ao espaço dos Irmãos Nishiyama e Cia, sendo um dos proprietários, seu pai, Satoru Nishiyama.
FOTOS: Arquivo e Gustavo Carneiro / Folha de Londrina