"Thiesen teve uma vida exemplar de profissionalismo. Todos os líderes cooperativistas precisam seguir seu exemplo”, diz Zydek
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Humildade, simplicidade, dedicação. Essas são algumas características que definem Wilson Thiesen, ex-presidente do Sistema Ocepar que faleceu nesta segunda-feira (07/07). As palavras são de Elias Zydek, presidente-executivo da Frimesa, em entrevista para a Rádio Paraná Cooperativo. “Era uma pessoa capaz de sentar e te ouvir. São características do grande líder, muito ponderado nas suas decisões”, disse.
A entrevista, concedida ao coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, aconteceu durante o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, nesta terça-feira (08/07), em Curitiba. Você pode ouvir o áudio completo neste link. Milléo Filho é autor da biografia “Wilson Thiesen: meu legado, minha vida”, publicada em 2019.
Zydek conta que participou, ainda na manhã de segunda-feira (07/07), da última reunião de Thiesen com o sistema cooperativista, na sede do Sistema Ocepar. Thiesen também era presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite-PR) e vice-presidente do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite do Estado do Paraná (Conseleite-PR), que tem nova eleição prevista para agosto, com chapa única liderada por Zydek. “Ele me contou toda a história no Conselho, os altos e baixos que tiveram, as conquistas. Contou também da sua vida, da sua história, disse que gostaria de reeditar seu livro”, detalha o presidente-executivo da Frimesa.
Para Zydek, Thiesen viveu uma vida dedicada à causa comunitária e ao cooperativismo. "Com certeza já estamos com saudade dele, uma pessoa que vai fazer falta para o sistema cooperativista”.
Wilson Thiesen tinha 83 anos. Natural de Taió, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, nasceu no dia 11 de janeiro de 1942. Casado há 56 anos com a senhora Rucliu, deixa também os filhos Marcos, Maurício e Márcia e netos. A morte acontece exatos oito dias após o falecimento do seu amigo há mais de 57 anos, Guntolf van Kaick, primeiro presidente da Ocepar.
Clique aqui para conferir na íntegra a entrevista com Elias Zydec