Últimos dias para conferir a exposição “Raízes Paranaenses: cooperativas constroem um mundo melhor”
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A exposição “Raízes Paranaenses: cooperativas constroem um mundo melhor” ficará aberta à visitação até sexta-feira (28/11), na sede do Arquivo Público do Paraná, em Curitiba. A mostra, inaugurada no dia 11 de novembro, é promovida pelo Sistema Ocepar em parceria com o Arquivo Público do Paraná, com colaboração das cooperativas Cocamar, Coamo e Witmarsum, além da Ceasa e do IDR-Paraná.
A exposição relata o contexto de surgimento do cooperativismo, o histórico da atuação do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e apresenta dados sobre o impacto social e econômico desse modelo de negócios.
São mais de 50 itens expostos, oriundos dos acervos do Arquivo Público, do Sistema Ocepar, de cooperativas paranaenses e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), além de 17 painéis informativos.
A iniciativa faz parte das celebrações pelo Ano Internacional do Cooperativismo, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Esse é um ano importantíssimo para o Arquivo Público e para a Ocepar também. O reconhecimento da ONU mostra que as cooperativas constroem um mundo melhor. Essa parceria permite que a população conheça mais sobre o Arquivo e sobre o cooperativismo”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
O Sistema Ocepar representa 227 cooperativas, dos ramos agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, consumo e trabalho, produção de bens e serviços. São mais de 4 milhões de cooperados em todo o estado, com geração de 146 mil empregos diretos. No ano passado, a receita global das cooperativas do Paraná atingiu R$ 205,6 bilhões. Hoje, entre as cinco maiores empresas do Paraná, três são cooperativas.
Memória
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 17h até 28 de novembro, na sede do Arquivo Público (Rua dos Funcionários, 1796 – Cabral, Curitiba). “Neste ano o Arquivo Público completa 170 anos, então estamos utilizando o acervo para resgatar as raízes paranaenses. Não há como pensar no Estado do Paraná sem o cooperativismo, que surgiu também com grande participação dos imigrantes, há mais de um século”, afirmou o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, na inauguração.
Outras iniciativas
Esta é a segunda exposição coordenada pela área de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar neste ano. Em julho, o Palácio Iguaçu recebeu a mostra “História, legado e futuro”, organizada em parceria com a cooperativa Frísia, de Carambeí, que completou 100 anos em 2025. Essa mesma mostra passou pela sede do IDR-Paraná, pelo Museu Oscar Niemeyer e atualmente está na Prefeitura de Carambeí.
“A exposição no Arquivo Público mantém as principais informações das iniciativas anteriores sobre a história do cooperativismo, mas é um novo projeto, incluindo documentos, fotografias e objetos que também contam a história da atuação da Ocepar e das cooperativas. Nada melhor do que uma exposição para que as pessoas possam ter contato com o mundo do cooperativismo e o que ele representa para a comunidade”, explica o coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho.
Serviço
Exposição: “Raízes Paranaenses: Cooperativas constroem um melhor”
Data: até 28 de novembro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Local: Arquivo Público do Paraná: Rua dos Funcionários, 1796, Cabral – Curitiba
Telefone para agendamento de grupos: (41) 3521-9107