Um século da Frísia é o tema de capa da revista Paraná Cooperativo
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
A edição de agosto da revista Paraná Cooperativo traz como matéria especial os 100 anos da mais antiga cooperativa de produção do Paraná, a Frísia, sediada em Carambeí, nos Campos Gerais. A equipe de reportagem visitou a região, ouviu depoimentos dos antigos presidentes e do atual e de cooperados de várias gerações que fizeram e fazem parte desta história. O resultado é uma retrospectiva, desde a fundação até os dias de hoje.
As dificuldades dos fundadores, as primeiras famílias de imigrantes da Holanda que iniciaram a pequena produção de leite numa região caracterizada por solos de baixa produtividade. Com muita união e trabalho, fundaram a cooperativa para comercializar o leite e os derivados, em 1925. De lá para cá, investiram em pesquisa, desenvolveram a técnica do plantio direto, sistema de manejo que recupera e preserva a fertilidade da terra, e no melhoramento genético do rebanho, alcançando elevados índices de produtividade.
A Frísia contribuiu significativamente para o desenvolvimento da região dos Campos Gerais e do Paraná. Também avançou além do estado, tendo unidades em Tocantins, no norte do Brasil. E é exemplo de intercooperação, com a criação da marca Unium, que integra a Frísia, a Castrolanda e a Capal.
Entrevista
O entrevistado da edição é o atual presidente da Frísia, Geraldo Slob. Ele fala do orgulho de estar à frente da cooperativa no ano de seu centenário e dos desafios que tem pela frente. Há apenas cinco meses no cargo, sabe da responsabilidade que tem em dar continuidade ao sólido legado construído por tantas outras lideranças que vieram antes dele. Reconhece também a importância de estar atento ao futuro porque o cooperado atual tem uma visão mais ampla e mais orientada ao mercado do que as primeiras gerações.
Outros temas
A edição nº 234 da revista Paraná Cooperativo traz também a cobertura da solenidade no Palácio Iguaçu que marcou as celebrações pelos 100 anos da Frísia e pelo Ano Internacional do Cooperativismo. E uma homenagem especial aos ex-presidentes da Ocepar, Guntolf van Kaick e Wilson Thiesen, falecidos recentemente.