Comitiva de cooperativas argentinas visita Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 30 integrantes de cooperativas do ramo agropecuário argentinas ligadas à Associação de Cooperativas Argentinas (ACA) estão viajando pelo Paraná, durante esta semana, em busca de troca de conhecimentos e experiências. A agenda da comitiva teve início com uma visita ao Porto de Paranaguá e à Cooperativa Nacional Agroindustrial Conagro – consórcio criado pelas cooperativas do Paraná para a compra de fertilizantes com preços mais acessíveis –, em Cascavel. Na manhã desta quarta-feira (21/05), o grupo esteve na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, para conhecer os diferenciais do cooperativismo paranaense.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, recebeu os visitantes com boas-vindas e destacou a importância do agro argentino para toda a América. “Com a expectativa de crescimento da população, teremos que criar soluções para a produção de alimentos. A Argentina, assim como o Brasil, será um país com grandes oportunidades internas e externas”, afirmou.

Ricken lembrou que os produtos de cooperativas paranaenses estão em 150 nações e apresentou alguns números do cooperativismo do estado: são 227 cooperativas de sete ramos de atividades (agropecuário; saúde; crédito; infraestrutura; consumo; trabalho, produção de bens e serviços; e transporte), com 153 agroindústrias em funcionamento. “Em 130, dos 399 municípios paranaenses, as cooperativas são as maiores empresas presentes”, destacou, lembrando a força do cooperativismo para o desenvolvimento e a economia de boa parte do estado.

Gustavo Ruben, conselheiro da ACA, falou sobre a importância dos laços e da troca de experiências entre Paraná e Argentina. “É muito importante manter vínculos com outras bases. Essas parcerias podem gerar acordos futuramente e, quem sabe, um trabalho conjunto entre cooperativas da Argentina e do Paraná”.

Também conselheiro da ACA, René Aberto reforçou em sua fala o propósito da comitiva em levar conhecimento para os cooperados argentinos: “Queremos conhecer mais para aprender com vocês”.

O cônsul adjunto da Argentina em Curitiba, Alejandro Ocampo, exaltou o perfil produtivo que encontrou no Paraná, frisando as boas oportunidades de aprendizado e crescimento na região. “O Paraná é um excelente estado, que trabalha de forma exemplar com o agro. Há muito a aprender com as cooperativas que se estabeleceram por aqui”, frisou.

Após a visita ao Sistema Ocepar, a comitiva argentina deve seguir sua missão pelo Paraná, com visitas programadas para o Sicredi e a cooperativa Bom Jesus.

Sobre a ACA

A ACA é um sistema cooperativo formado por mais de 136 cooperativas agropecuárias e cerca de 50 mil produtores que se encontram nas províncias Salta, Santiago del Estero, Chaco, Misiones, Santa Fé, Córdoba, Entre Ríos, San Luis, La Pampa, Río Negro, Buenos Aires e em mais de 550 localidades.

FOTOSJúlia Duda / Assessoria de Comunicação do Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados