Featured

Wilson Thiesen deixa um legado para o cooperativismo e para o agronegócio brasileiro

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Faleceu, na noite dessa segunda-feira (07/07), de enfarte, o ex-presidente da Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Wilson Thiesen, aos 83 anos. Natural de Taió, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, nasceu no dia 11 de janeiro de 1942. Casado há 56 anos com a senhora Rucliu, deixa também os filhos Marcos, Maurício e Márcia e netos. Segundo sua esposa, ele estava se preparando para ir até o Palácio Iguaçu, acompanhar a solenidade em homenagem aos 100 anos da cooperativa Frísia e do Ano Internacional das Cooperativas 2025, declarado pelas Nações Unidas. Sentiu-se mal e foi encontrado sentado no sofá da sala, já sem vida. Sua morte acontece oito dias após o falecimento do seu amigo há mais de 57 anos, Guntolf van Kaick, primeiro presidente da Ocepar.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao saber da notícia, durante o evento no Palácio Iguaçu, a pedido da família, comunicou a todos os presentes sobre a grande perda para o cooperativismo paranaense e brasileiro. “Perdemos um líder nato do cooperativismo, pessoa que ajudou a constituir a Ocepar, em 1971, junto com van Kaick, Silvio Galdino de Carvalho Lima, Henry Geber, Benjamim Hammerschmidt, Dulio José de Paola, Ênio Marques Ferreira, Sílvio Tedéo, Tadeu Duda e Takeki Nishiyama, as quais devemos muito pelo que representa a pujança do setor. Perdemos muito mais que um líder, um amigo”. Ricken lembrou que, nesta segunda-feira (07/07), um pouco antes da reunião da diretoria, Thiesen esteve na sede do Sistema Ocepar.

“Como costumeiramente ele sempre fazia, deu uma passada para, talvez, se despedir dos amigos que aqui estavam reunidos. Teve uma reunião em separado com Elias Zydek, presidente da Frimesa e diretor da Ocepar, para conversar sobre o Sindileite. Estava muito bem-disposto e confirmou sua presença no evento de logo mais à noite. Foi com muita tristeza que recebemos a notícias e queremos externar nosso pesar a sua esposa, dona Rucliu, aos filhos, netos e amigos”, frisou Ricken.

Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, em 1969, iniciou a vida profissional no Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (Inda/Incra), quando houve a reorganização do sistema cooperativista. Exerceu diversos cargos na área pública e no cooperativismo, antes de assumir a presidência da Ocepar, em 1987, em um momento de extrema dificuldade para a economia e para a agropecuária. Na sua gestão, foi conquistado o fim do monopólio estatal na produção e comercialização de sementes de algodão, quando se elaborava a Constituinte Estadual, com inserção de cláusulas de apoio ao cooperativismo.

Thiesen promoveu inúmeras reuniões com autoridades em busca de soluções para os problemas do setor. Um dos fatos mais importantes ocorridos em âmbito nacional à época foi a Constituinte Federal, que teve grande envolvimento do cooperativismo paranaense. Com o objetivo de pressionar o governo na solução da crise na agricultura, em 1989 foi promovida a Marcha a Brasília, com a presença de milhares de agricultores.

Nesse período, ocorreu a aprovação do Programa de Autogestão, a Cooperativa Central de Crédito Rural do Paraná (Cocecrer) começou a funcionar e foi instituído o Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas (Formacoop). Em Cascavel, foi inaugurado o Centro de Treinamento Friedrich Naumann. Reeleito em 1990, Thiesen deixou a Ocepar um ano depois, sem concluir o mandato, para presidir a OCB. Depois da OCB, continuou prestando serviços à Ocepar até 2017.

Foi presidente da Apasem, delegado federal do Ministério da Agricultura no Paraná, presidente da OCB, vice-presidente da Fiep, presidente da Central Cooperativa Confepar e da Clac, entre tantos outros cargos em diversas entidades.

Thiesen era o atual presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite-PR). O dirigente esteve à frente da entidade, como presidente, por sete mandatos, entre 1986 e 2010. Permaneceu no cargo como presidente executivo até o seu falecimento.

O velório está acontecendo no Cemitério Parque Iguaçu, onde será o sepultamento, às 16 horas desta terça-feira (08/07). 

Biografia

Em 2019, o jornalista Samuel Milléo Filho, escreveu a biografia de Wilson Thiesen que pode ser acessada neste link da biblioteca do Sistema Ocepar: https://www.paranacooperativo.coop.br/publicacoes-livro/samuel-zanello-milleo-filho-wilson-thiessen-meu-legado-minha-vida-131739

Clique aqui e confira também o vídeo da reunião da Diretoria da Ocepar, ocorrida em 2023, com a participação de Wilson Thiesen

 

 

Conteúdos Relacionados