Featured

1° dia do Fórum de Mercado do Sistema Ocepar reúne mais de 150 pessoas

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Lideranças de cooperativas do Paraná e profissionais renomados prestigiam o Fórum de Mercado 2025, promovido pelo Sistema Ocepar. O evento começou na tarde dessa terça-feira (04/11), com mais de 150 participantes, e segue até a manhã desta quarta (05/11).

O encontro ocorre na sede da Sicredi Dexis, em Maringá. O presidente da cooperativa, Wellington Ferreira, deu boas-vindas e falou sobre os 40 anos da instituição. O diretor da Ocepar e presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Jean Rodrigues, também fez uma fala inicial, bem como o presidente da Cocamar, Divanir Higino. 

O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, comentou sobre os 40 anos do Fórum e a oportunidade de debater avanços para o setor. "Esse encontro de líderes nos ajuda a planejar, de forma estratégica, os nossos negócios e o futuro do cooperativismo. Aproveitem esse Fórum para fazer boas conexões e trocar experiências" 

A coordenadora de Mercado da Ocepar, Carolina Teodoro, responsável pela organização, celebrou o evento. "A ideia é reunir as cooperativas para discutir as principais tendências do que acontece no mundo, qual o comportamento dos mercados, novas tecnologias, além da possibilidade de acesso a mercados internacionais". 

Programação

A primeira palestra foi realizada pelo engenheiro agrônomo, fundador e CEO da Agroconsult, André Pessoa. Ele falou sobre o mercado de milho e soja. " É um momento delicado no segmento de grãos. Não é de hoje, mas o desafio vai permanecer, especialmente nesta safra 25/26. Temos a combinação de alguns fatores. Primeiro, o período de alavancagem elevada, de grandes investimentos. Segundo ponto, as margens estão historicamente baixas. O terceiro é o nível da taxa de juros no país. É um cenário de desafios."

O especialista trouxe um panorama para produção e comercialização das culturas, além de falar sobre negociações internacionais, especialmente com EUA e China. 

"Temos um momento desafiador, mas a boa notícia é que a saída pra esse período de dificuldades que nós enfrentamos passa por tecnologia para ter produtividade, além da defesa de rentabilidade, de acesso a crédito e acesso a mercados. E quem está melhor posicionado no Brasil para isso? O cooperado das boas cooperativas", pontou.

Na sequência, foi realizado um painel sobre a importância da gestão da qualidade em produtos exportados, com os Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária, Filipe Guerra Lopes e Fernando Augusto Mendes, e o gerente de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Flávio Turra.

Lopes citou o quanto a qualidade da produção é importante, pois afeta a sanidade e o acesso a mercados. "O Ministério (Mapa) é parceiro nesse processo, tanto nas medidas de efeito sanitário, quanto para padrões de qualidade." 

Para Mendes, é importante ter atenção sobre regulamentação e existências de outros países. "O Brasil é muito grande. E ser grande é ser confiável. Com diálogo, cada um fazendo seu papel, a gente vai conseguir enfrentar os problemas".

Ao final do painel, Turra apresentou os números do cooperativismo paranaense e cenários de crescimento. "Estamos investindo na certificação para buscar ainda mais excelência. É um trabalho que está no nosso planejamento estratégico."

A última apresentação do dia foi sobre Inteligência Artificial (IA) e Inovação. O professor da Conquer Escola de Negócios, Cláudio Yamaguchi, mostrou como a IA já é utilizada nas empresas e negócios e provocou os participantes e buscarem desenvolvimento. "Se a gente quer desenvolver as cooperativas, os negócios, o cooperativismo, precisamos desenvolver pessoas. Precisamos aprender a fazer inovação", concluiu.

Quarta-feira

Na manhã desta quarta (05/11), a programação continua. Num primeiro momento, haverá divisão de duas salas, para aprofundar discussões dos ramos crédito e agropecuário. 

Após, todos os participantes irão acompanhar palestras sobre os cenários econômico e político do país e do mundo.

FOTOS: Frost Filmes

Conteúdos Relacionados