AGRO: Dia de Campo da Cocamar sobre ILPF em Iporã teve 150 participantes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Reunindo 150 participantes, entre produtores e técnicos de vários municípios, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial promoveu na sexta-feira (07/12) em Iporã, na sua Unidade de Difusão de Tecnologias, a edição anual do Dia de Campo de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Apoiadores - Com o tema “Semeando inovação, colhendo rentabilidade e sustentabilidade”, a realização teve o apoio da Embrapa, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), Rede ILPF, Sistema Faep/Senar, Sementes Soesp, Timac Agro e Yara.

Oportunidade - A programação, das 9 às 15h, começou com pronunciamentos do gerente executivo técnico Renato Watanabe e do gerente técnico de ILPF, Emerson Nunes. Eles abordaram a oportunidade que se apresenta para a implantação de projetos integrados naquela região, explorando a rentável sinergia entre a cultura de soja, a pecuária de corte e o plantio de eucaliptos como alternativa adicional de renda com a comercialização de madeira e para o conforto térmico dos animais.

Potencializando - Entre vários outros benefícios para o meio ambiente e a economia regional, a integração incorpora áreas de pastagens degradadas de incipiente retorno econômico, potencializando a produtividade de grãos e proteína animal.

Carne precoce - Além de prestar assistência especializada e atuar em todas as etapas do processo produtivo, a Cocamar, por meio de seu programa de carne precoce, adquire animais de agropecuaristas participantes que atendem a uma série de requisitos para oferecer ao mercado um produto diferenciado em sabor e maciez.

Créditos de carbono - Por ser uma atividade sustentável e que fixa carbono no solo, a ILPF avança também no sentido de viabilizar créditos de carbono aos produtores que investem na integração, conforme negociações que vêm sendo conduzidas pela Rede ILPF, uma associação nacional da qual a Cocamar é uma das fundadoras e atual gestora.  

Viabilidade - Realizado há anos na UDT de Iporã, o trabalho procura demonstrar a viabilidade do programa que é incentivado desde 1996 pela Cocamar como forma de impulsionar a atividade agropecuária nos solos arenosos do noroeste paranaense.

Câmara Técnica - No evento de sexta-feira, numa parceria com a Rede ILPF, a engenheira agrícola e ambiental Fernanda Granja palestrou sobre a Câmara Temática de Agricultura Digital, que tem como objetivo fomentar, adaptar e/ou incorporar tecnologias digitais e inovações no sistema ILPF, visando o aumento de produtividade e a sustentabilidade da agricultura brasileira em três dimensões: ambiental, econômica e social.

Estações I - Por fim, os participantes do Dia de Campo conheceram quatro estações técnicas: a primeira sobre opções de cobertura de inverno, a cargo do IDR/PR, com seu engenheiro agrônomo Ivan Bordin; a segunda, voltada ao controle de nematóides no sistema ILPF, de responsabilidade da Embrapa Agropecuária Oeste, com o engenheiro agrônomo Guilherme Lafoucarde Asmus.

Estações II - A terceira estação teve como foco o manejo nutricional para produção de carne de qualidade, da Cocamar, apresentada pelo zootecnista Luiz Henrique Moreli Pangoni e os médicos-veterinários Ricardo Alexandre Reghini e Nicole Galdino Martins; e, por último, manejo racional no sistema ILPF, com o Senar/PR, por meio do médico-veterinário Thiago Prado Bardy. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

 

 

 

Conteúdos Relacionados