BID Invest e Sicoob acertam parceria para impulsionar a agricultura e a energia sustentável no Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sicoob destaque 03 07 2025A BID Invest concedeu um empréstimo de US$ 70 milhões para ampliar a carteira Sicoob em agricultura e energia sustentável. O pacote de financiamento tem origem no Fundo Acelerador Canadense de Emissões Líquidas Zero e Resiliência Climática.

O projeto apoia o crescimento na região amazônica, sobretudo no contexto do programa Amazônia Sempre do BID, fomentando a adoção de práticas agrícolas ambientalmente inteligentes e sustentáveis. O financiamento também inclui incentivos baseados no desempenho vinculado a avanços em temas sustentabilidade, como a divulgação de informações financeiras relacionadas à natureza e estratégias de finanças inclusivas.

O setor agroindustrial brasileiro representa 25% do PIB e quase a metade das exportações do país, mas também é uma fonte importante de emissões devido ao uso da terra e de práticas tradicionais. A matriz energética do país enfrenta riscos crescentes, principalmente em decorrência das secas. Este projeto visa a competitividade econômica e a sustentabilidade por meio da promoção das energias renováveis e de uma agricultura avançada, incluindo soluções baseadas em sustentabilidade na região amazônica.

Além do financiamento, a parceria inclui serviços de assessoria para fortalecer as capacidades do Sicoob na gestão ambiental e social. Esses serviços contribuirão para fortalecer o Sistema de Gestão Ambiental e Social do Sistema, melhorar a análise de riscos ambientais e apoiar a construção de uma proposta de valor para mulheres empreendedoras. O projeto também inclui a implementação de um plano de ação ambiental e social para integrar ainda mais as práticas de sustentabilidade nas operações do Sicoob.

Sobre o BID Invest

O BID Invest é um banco multilateral de desenvolvimento comprometido com a promoção do desenvolvimento econômico de seus países membros da América Latina e do Caribe por meio do setor privado. O BID Invest financia empresas e projetos sustentáveis para alcançar resultados financeiros e maximizar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. Com uma carteira de US$ 21 bilhões em ativos administrados e 394 clientes em 25 países, o BID Invest oferece soluções financeiras inovadoras e serviços de consultoria que atendem às necessidades de seus clientes em diversos setores. Visite o nosso site idbinvest.org.

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8,9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 326 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.

Sobre o Acelerador Canadense de Emissões Líquidas Zero e Resiliência Climática

O Acelerador Canadense de Emissões Líquidas Zero e Resiliência Climática é um fundo administrado pelo BID. Seu objetivo é impulsionar a resiliência climática e reduzir as emissões de gases de efeito estufa na América Latina e no Caribe por meio de novas tecnologias, modelos de negócio inovadores e soluções baseadas na natureza, promovendo a igualdade de gênero, a diversidade e a inclusão.

Sobre o Amazônia Sempre

Amazônia Sempre é o programa regional do BID que busca proteger a biodiversidade e acelerar o desenvolvimento sustentável em três linhas de ação: ampliar o financiamento, impulsionar o intercâmbio de conhecimentos e facilitar a coordenação regional entre os outros países amazônicos.

O programa se baseia em cinco pilares: (i) combate ao desmatamento e fortalecimento do controle e da segurança ambientais no contexto dos governos nacionais; (ii) bioeconomia e economia criativa, incentivando atividades econômicas alternativas e sustentáveis; (iii) pessoas, com o objetivo de alcançar um acesso adequado a educação, saúde e emprego de qualidade; (iv) cidades e infraestrutura sustentáveis e conectividade; e (v) agricultura, pecuária e silvicultura sustentáveis e de baixo carbono. Além disso, o programa focaliza a promoção da inclusão de mulheres, povos indígenas, afrodescendentes e comunidades multiculturais; conservação do clima, da biodiversidade e da floresta; e fortalecimento das capacidades institucionais e do Estado de Direito. (Assessoria de Imprensa Sicoob)

Conteúdos Relacionados