Capacitação em inseminação artificial apresenta resultados em propriedades na região de Itararé (SP)

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Capal começou a colher os frutos do curso de Inseminação Artificial (IA), realizado na região da Unidade de Itararé (SP), em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) - Regional Itapeva, do governo do estado de São Paulo. O programa, que visa o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros em pequenas propriedades, já demonstra seus primeiros resultados.

No final de setembro, o produtor Matheus Cleto de Oliveira, filho do cooperado Mário de Oliveira, do Sítio São Luiz, foi um dos primeiros a relatar o nascimento de um animal: a bezerra Amora, fruto da IA realizada após sua participação no curso. “Estamos muito satisfeitos com esse animal, que é o primeiro de muitos que pretendemos obter por meio da inseminação”, comentou o produtor. Na propriedade, a inseminação artificial já era praticada, mas o manejo era feito somente pelo pai. Por isso, Mário e Matheus participaram do curso e, agora, contam com mais uma pessoa apta a realizar a IA. “Isso nos trouxe mais agilidade nas operações, evitando a concentração do serviço e da responsabilidade em uma só pessoa”, explica Matheus. Na propriedade, a inseminação artificial já era praticada, mas o manejo era feito somente pelo pai.

Por isso, Mário e Matheus participaram do curso e, agora, contam com mais uma pessoa apta a realizar a IA. “Isso nos trouxe mais agilidade nas operações, evitando a concentração do serviço e da responsabilidade em uma só pessoa”, explica Matheus

Atendimento à demanda dos produtores O curso era uma demanda antiga dos produtores da região e foi viabilizado através da parceria entre a Cati e a equipe técnica da Capal, representada por Dinarte de Almeida Garrett Neto, Brenda Mayara Castilho e Franciele Caroline Firmino. A cooperativa ofereceu a infraestrutura para a capacitação, enquanto a Cati foi responsável pela transmissão do conhecimento técnico necessário para a aplicação da IA nas propriedades, tendo como instrutor o médico veterinário Francisco César de Moura e Silva, da Regional Itapeva. A primeira turma aconteceu no final de 2023. O início do treinamento foi dedicado à teoria, com a apresentação da técnica e dos conceitos essenciais para a adoção da inseminação artificial. Nos dias seguintes, as atividades ocorreram em uma propriedade rural, com foco predominantemente prático, abordando temas como higienização dos animais, treinamento para montagem do aplicador de sêmen, descongelamento de sêmen e passagem da pipeta nas vacas.

Com o sucesso do curso, um novo treinamento de inseminação artificial já está sendo planejado para os dias 26 a 29 de novembro, consolidando a parceria entre a Capal e a Cati como referência em inovação e melhoria contínua para os produtores da região. (Assessoria de Imprensa Capal)

Conteúdos Relacionados