CITRUS I: Integrada deve instalar indústria até 2012

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Integrada tem previsão de instalar a indústria de citrus até o final de 2012. No total, o projeto consumirá investimentos na ordem de R$ 35 milhões, segundo informações do presidente da cooperativa, Carlos Murate. O projeto de plantio e industrialização da laranja, explica ele, surgiu da necessidade de oferecer opções aos produtores cooperados.

Opção - ''Cada vez mais a dificuldade dos pequenos produzirem grãos aumenta, precisam fazer altos investimentos. Eles podem não conseguir se manter no segmento. Então, para mantermos nossos cooperados na atividade agrícola, depois de avaliarmos várias possibilidades, surgiu a opção do plantio da laranja'', esclare o presidente da Integrada. ''E para garantir o apoio à comercialização da fruta, pensamos na montagem da indústria'', acrescenta.

Produtividade - Conforme ele, a atividade se apresentou interessante depois de um levantamento de produtividade. ''A região é bastante fértil, algumas áreas têm potencial maior que o estado de São Paulo'', destaca Murate. A indústria de Citrus da Integrada será instalada em Uraí. O projeto é para 5 mil hectares, cerca de 3 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranja ou industrialização de 12 mil toneladas de suco concentrado. Até o momento há cultivado 1,1 mil hectare da fruta e 73 cooperados estão envolvidos.

Incentivos - Para incentivar produtores, a cooperativa tem oferecido assistência técnica completa para a implantação dos pomares e financiado o plantio por meio de parcerias com instituições bancárias. ''E orientamos que a mudança de cultura seja realizada aos poucos'', ressalta. Murate ainda acrescenta que a Integrada está mais voltada para o segmento de commodities. A parte industrial representa hoje 15% do faturamento. ''Nosso objetivo é agregar valor aos nossos trabalhos, mas tudo com o pé no chão. E a industrialização da laranja segue essa diretriz''. (Folha Rural / Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados