CONVENÇÃO FACIAP: Cooperativismo também foi destaque na imprensa de Foz

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

convencao faciap 05 10 2012Durante a XXII Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), realizado entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Foz do Iguaçu, um dos temas principais discutidos foi cooperativismo. Num painel coordenado pelo presidente da entidade, Rainer Zielasko, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, falou sobre os avanços obtidos pelas cooperativas agropecuárias e de crédito no Paraná, tendo como debatedores os presidentes das cooperativas, Sicoob Central, Jefferson Nogaroli, C.Vale, Alfredo Lang, Agrária, Jorge Karl e o vice da Central Sicredi PR/SP, Jaime Basso.

Cooperativismo - As cooperativas conquistaram um espaço importante no desenvolvimento econômico do Estado. Elas são responsáveis por 13% do PIB. Um terço dos produtores rurais paranaenses são cooperados. Segundo Zielasko, a ideia de abordar o tema foi de mostrar para a sociedade o que o cooperativismo representa. “O setor tem contribuído efetivamente como agentes de desenvolvimento local”. Já o presidente da Ocepar lembrou que mais de 10 milhões de pessoas no país hoje atuam dentro do sistema dando a oportunidade de mudar sua forma de viver. As agroindústrias são um exemplo do sucesso do cooperativismo, onde um produtor sozinho não conseguiria ter sua indústria, mas unindo-se a outros cooperados, torna isto possível. “O Paraná é o estado da federação que mais contribui com o processo de agroindustrialização, cerca de 42% do total”.

Infraestrutura- Porém, o crescimento ainda maior do setor esbarra na falta de infraestrutura. Segundo o presidente da cooperativa Agrária a falta de investimentos neste setor tem prejudicado um maior desenvolvimento do agronegócio e dá exemplo: “Para exportarmos uma tonelada de Guarapuava até Paranaguá custa mais caro do que transportar esta mesma tonelada de Paranaguá até a Antuérpia, na Bélgica e isto são números que preocupam, pois nosso consumidor está do outro lado do oceano e nós temos que ser competitivos para chegar até lá e se não temos infraestrutura para isso, acaba nos deixando mais frágeis perante a outros mercados”, lembrou.

Cobertura- Durante o evento, diversos veículos de imprensa abordaram o assunto, entre eles a Rede Independência de Comunicação (RIC TV) quando entrevistou lideranças do cooperativismo. Assista no link abaixo a matéria do repórter Joabe Almeida sobre o painel.

http://ricmais.com.br/pr/video/cooperativismo-paranaense-ganha-destaque-nacional/

Conteúdos Relacionados