Excelência em gestão para cooperados da Agrária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Começou na segunda-feira, 6/3, na Agrária, em parceria com a Syngenta e com a participação da M. Prado, o Projeto Excelência em Gestão Empresarial na Cooperativa Agrária. É um curso de cerca de dois anos e meio, com o objetivo de difundir conceitos e conhecimentos para dar ao produtor rural condições de gerenciar sua propriedade como uma empresa. Para a Agrária, esta nova visão é fundamental no momento em que a agricultura brasileira vê os preços das commodities se tornarem cada vez menos rentáveis.

Participação - No pronunciamento de abertura do curso, o diretor financeiro da Agrária, Arnaldo Stock, destacou a participação dos 169 inscritos que, segundo ele, representam metade dos cooperados ativos. “Nunca tivemos um interesse tão grande”, disse Stock, considerando que a atual procura pelo curso deve ser atribuída à palestra realizada pelo consultor Marcelo Prado para os cooperados, em dezembro do ano passado, no Centro Cultural.

Informações gerenciais - Responsável pelo primeiro módulo do curso, o professor José Geraldo Romano, pós-graduado em Gestão Empresarial pela UFU/MG, tendo em seu currículo atuações em empresas como Basf-Agro, Perdigão, Samello, Syngenta e Coopersucar, entre outras, comentou o módulo que está apresentando: Sistema de Informações Gerenciais. “Este é um dos temas dos quais mais se está falando nos meios empresariais e que nos próximos dez anos será comentado também. Estamos vivendo a era do conhecimento e o grande fator crítico é administrar o conhecimento”. Segundo Romano, os agricultores estão vivendo uma “migração’, passando de produtores rurais para empresários rurais. “Vamos abordar esta cultura de números na propriedade”, antecipou. O professor também disse que os agricultores que já adotaram a visão empresarial estão enfrentando melhor o momento atual das baixas rentabilidades da agricultura. (Imprensa Agrária).

Conteúdos Relacionados