Fazenda e Agricultura realizam encontro com Ministério das Finanças da China sobre financiamento agrícola

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

fazenda 23 09 2025FOTO: AgráriaO Ministério da Fazenda (MF) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Finanças da China, realizaram, na quinta-feira (18/09), a Sessão Especial de Trabalho para o Desenvolvimento do Financiamento Agrícola. O encontro foi copresidido pela secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito, e pelo vice-ministro das Finanças da China, Liao Min, e contou com apresentações dos assessores especiais do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Ernesto Augustin e Pedro Cunto.

A Sessão Especial, iniciativa inédita que congregou os três ministérios, foi realizada no Museu do Café, instalado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, em Santos. A antiga Bolsa foi espaço histórico das negociações que marcaram a trajetória do produto no Brasil e símbolo duradouro da ligação entre produção agrícola, comércio exterior e desenvolvimento nacional.

O encontro integrou a programação da visita da delegação chinesa ao Brasil, por ocasião do 2º Fórum de Cooperação Financeira Brasil-China e da 11ª Reunião da Subcomissão Econômico-Financeira Brasil-China, realizados, em São Paulo, respectivamente, nos dias 16 e 17 de setembro. Os representantes do MAPA estiveram presentes nos eventos e apresentaram o Programa Caminho Verde Brasil de restauração de terras degradadas, com vistas a aumentar a produção agropecuária livre de desmatamento e atrair investimentos para o agronegócio sustentável.      

Em Santos, os debates tiveram como objetivo aprofundar a cooperação agrícola entre Brasil e China, explorando novas iniciativas e sinergias no âmbito do financiamento agrícola. O diálogo destacou a complementaridade entre a experiência dos Ministérios da Fazenda e das Finanças na formulação de políticas de crédito e a expertise do setor agrícola em assegurar um ambiente produtivo moderno e sustentável. 

Foram discutidas formas de cooperação e possíveis mecanismos financeiros para ampliar a segurança alimentar e fortalecer o papel do Brasil como parceiro agrícola confiável e fornecedor de longo prazo para a China.

Como resultado, acordou-se a criação de uma Força-Tarefa Brasil-China de Financiamento Agrícola, que reunirá representantes governamentais e do setor financeiro para desenvolver propostas concretas de ação conjunta nessa área, a serem apresentadas na próxima reunião da Subcomissão Econômico-Financeira, a realizar-se na China, em 2026. (Ministério da Fazenda)

Conteúdos Relacionados