FRÍSIA: Cooperadas participam de evento que reforça o protagonismo feminino na produção agropecuária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A fundamental importância feminina no agronegócio foi destacada em evento com mais de 100 mulheres. Realizada pela direção do Sindicato Rural de Teixeira Soares (PR), “A importância da mulher no agro” apresentou a experiência e a força da mulher na produção e na gestão das propriedades.

Protagonistas - De acordo com a presidente do Sindicato Rural e cooperada da Frísia, Lisiane Rocha Czech, a intenção é mobilizá-las para se capacitarem e se tornarem “mulheres protagonistas”. “Vimos no evento que a presença da mulher no agronegócio é muito importante, ainda mais com a apresentação de cases de sucesso, como o trabalho de gestão nas propriedades”, destaca.

Ações - Czech, que é vice-presidente e coordenadora da Comissão de Mulheres da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), contou que ano a ano serão realizadas ações para a contribuição da formação das mulheres no campo. “Como comissão, queremos promover um desenvolvimento pessoal com as mulheres, buscando se conhecerem melhor e melhorar o relacionamento. Assim, elas se sintam preparadas a assumir posições de liderança no agro”, destaca Czech.

Gestão da propriedade - No evento, a cooperada da Frísia, Juliana Ventura, compartilhou sua experiência na gestão da propriedade leiteira da família. Essa profissionalização da administração da propriedade teve como impulsionador o MDA (Master Dairy Administration), programa da Frísia que mescla ações teóricas e práticas que visam aumentar ainda mais a produção leiteira com o aprimoramento da gestão da propriedade, no qual se tem total controle dos processos, análise contínua do desempenho, melhora na comunicação entre gestores e funcionários, entre outros conceitos.

Início - O MDA começou em 2016, após iniciativa do Comitê Pecuário de Leite da cooperativa, com os cursos ministrados pela Clínica do Leite, instituição referência em pesquisa no setor e vinculada ao Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Imprensa Frísia)

Conteúdos Relacionados