LOGÍSTICA I: Projeto vai modernizar Corredor de Exportação

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Para amenizar os problemas recorrentes de escoamento da safra, o Paraná deu início ao projeto Corredor de Exportação. A ação é desenvolvida em parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a Ferroeste e as Secretarias Estaduais de Agricultura e de Infraestrutura e Logística. Com investimentos de R$ 15 milhões, o projeto busca aprimorar a estrutura destinada à exportação no Estado. 


Centros logísticos - Atualmente, a Codapar possui seis centros logísticos, localizados nos municípios de Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Guarapuava e Araucária. No total, a capacidade estática é de 250 mil toneladas, das quais 110 mil estarão à disposição do projeto Corredor de Exportação. O diretor técnico da Companhia, Sinval Reis, revela que um projeto piloto está sendo instalado entre Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava e deve iniciar as operações ainda este ano. A iniciativa deve chegar às demais unidades em 2013. ""As unidades vão receber, estocar, classificar e, em seguida, enviar por caminhões ou trens a produção para os portos de Paranaguá e Antonina"", explica. 


Infraestrutura - Segundo Reis, as unidades terão infraestrutura para melhor atender os caminhoneiros e a modernização das estruturas vai agilizar o desembarque nos portos, tendo em vista que a carga já estará classificada. ""Vamos investir em infraestrutura de escoamento da produção. Acreditamos que será possível reduzir de 15% a 20% o custo Paraná"", avalia. 


Ampliação - A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) negocia atualmente, junto ao governo federal, três projetos para ampliação da estrutura. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os projetos envolvem a reestruturação do corredor de exportação, com a construção de um sistema de píer para a atracação de quatro navios que ampliará a capacidade de embarque para 16 mil toneladas por hora; a construção de um corredor de exportação de granéis sólidos oeste; e a substituição dos armazéns horizontais do corredor de exportação, que prevê a construção de dois armazéns graneleiros com capacidade estática de 195 mil toneladas e rendimento operacional de 2 mil toneladas por hora. 


Aumento na movimentação - Mesmo diante da quebra de safra paranaense, a expectativa da Appa é de aumento na movimentação nos portos. O movimento da exportação de granéis registrado no primeiro bimestre de 2012 é 40% superior ao do mesmo período do ano passado. Somente na soja, o volume é quatro vezes maior do que o embarcado nos dois primeiros meses de 2011. Segundo levantamento do Deral, até terça-feira, 52% da área cultivada com soja já havia sido colhida no Estado. No mesmo dia, a fila de caminhões aguardando entrada no Porto de Paranaguá chegou a 17 km na BR-277. (Folha Rural / Folha de Londrina)

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