Mapa faz esclarecimentos sobre mercados internacionais a cooperativas agropecuárias do Paraná
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, participou de reunião com dirigentes e lideranças de cooperativas agropecuárias do Paraná. O encontro foi promovido pelo Sistema Ocepar e Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
A reunião ocorreu de forma virtual, na tarde dessa terça-feira (19/08). O analista de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Alexandre Amorim Monteiro, deu boas-vindas a todos e passou a palavra ao diretor da Ocepar e presidente da Frimesa, Elias Zydek. “Agradeço sua disposição de sempre estar pronto para prestar esclarecimentos e ser um verdadeiro defensor do nosso agro pelo mundo. É uma satisfação muito grande ouvi-lo, principalmente pela sua objetividade, acompanhamento de todos os países e processos que estão em andamento”, pontuou.
A superintendente da OCB, Tania Zanella, também agradeceu a oportunidade do encontro e falou sobre questões importantes defendidas pela organização nacional e as estratégicas colocadas em prática até aqui.
Esclarecimentos do secretário
Luis Rua iniciou sua fala enaltecendo o trabalho das cooperativas. “Nossa função como servidor também é atualizar sobre temáticas, estratégias em relação a questões que afligem a todos. Tenho o maior respeito e admiração pelo modo cooperativista”, declarou.
O secretário ressaltou que, desde 2023, foram abertos mais de 400 mercados para os produtos do agronegócio brasileiro. Ele reforçou que foram cerca de 200 mercados abertos especificamente para produtos de origem animal.
Rua comentou sobre negociações para reabertura de mercados para a carne de frango, com ênfase nas tratativas envolvendo o mercado chinês. Também houve atualização sobre a questão junto à União Europeia. Sobre o tarifaço, o secretário afirmou que o governo busca negociação para diminuir impacto aos produtores mais afetados pela medida imposta pelos Estados Unidos.
Após a fala de Rua, houve abertura para perguntas. Foram esclarecidas dúvidas sobre os seguintes mercados: Japão, México, Coreia do Sul, Emirados Árabes e Vietnã.
Ao final, o secretário agradeceu a oportunidade. “Essa é minha função. Quem produz são vocês, sentem as dificuldades. O que a gente puder fazer para apoiar, buscar caminhos, vamos fazer. Eu costumo dizer que para ir para fora temos que ir de braços dados porque as barreiras são muitas. Se a gente vai junto, temos mais força”, finalizou.