Matriz elétrica alcança 1,7 GW no primeiro trimestre de 2025
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A potência de geração de energia elétrica no Brasil foi ampliada em 1.742,28 megawatts (MW) nos primeiros três meses de 2025, conforme demonstra levantamento realizado pelas áreas técnicas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A expansão verificada somente em março foi de 220,30 MW, em 11 novas usinas em operação comercial: duas termelétricas (113,40 MW), sete eólicas (102,30 MW), uma central geradora hidrelétrica (3,70 MW) e uma pequena central hidrelétrica (0,90 MW). Quase 40% do crescimento da matriz elétrica no mês corresponde à entrada em operação da Usina Nova Venécia 2, a gás natural. Localizada em Santo Antônio dos Lopes/MA, ela possui potência autorizada de 87,22 MW.
O primeiro trimestre do ano contou com a liberação de novas usinas em 11 estados nas cinco regiões do país. O Mato Grosso do Sul apresenta a maior expansão no período, com 437,13 MW, seguido da Bahia, com 356,70 MW. Considerando apenas o mês de março, o Maranhão foi o estado com maior crescimento da potência instalada no mês, com 113,40 MW decorrentes da entrada em operação de duas termelétricas. A Bahia ficou em segundo lugar, com duas usinas e 85,50 MW instalados.
Capacidade total de usinas centralizadas é de 209,9 GW
Em 1º de abril, o Brasil somou 209.905,0 MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da Aneel, o Siga, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, ainda de acordo com o SIGA, 85,04% das usinas são consideradas renováveis.
Onde encontrar mais dados sobre a geração elétrica
Uma abordagem mais detalhada do crescimento da oferta centralizada de energia elétrica pode ser encontrada no painel Ralie, que reúne informações sobre a expansão da matriz elétrica. Com formato intuitivo, a ferramenta amplia o acesso aos dados de fiscalização de novas usinas em implantação e facilita o acompanhamento da expansão da oferta de geração de acordo com o ano, região, tipo de fonte de energia, entre outros filtros. Os objetivos são aprimorar a interatividade e fornecer mais informações sobre obras de geração.
As informações do painel são atualizadas mensalmente baseadas nas inspeções in loco nas obras das centrais geradoras e nos dados disponibilizados no Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica (Rapeel), que conta com a contribuição das empresas fiscalizadas para uma análise minuciosa da equipe de monitoramento. Veja neste link os relatórios e indicadores da Aneel relacionados à geração de energia elétrica. (Aneel)